Impasse catalão faz bancos deixarem região

O banco catalão Sabadell, por exemplo, aprovou em uma reunião extraordinária na quinta-feira (5) a transferência de sua sede para Alicante

© Reuters

Mundo REFERENDO 05/10/17 POR Folhapress

O crescente temor causado pelo separatismo catalão já faz com que grandes bancos e empresas discutam sair da Catalunha e se instalar em outras partes da Espanha. O banco catalão Sabadell, por exemplo, aprovou em uma reunião extraordinária na quinta-feira (5) a transferência de sua sede para Alicante, no sudeste do país.

PUB

+ Comprar fuzil em Las Vegas é mais barato do que celular

Atualmente a instituição está instalada em Sabadell, a 20 quilômetros de Barcelona. Com o anúncio dos planos, suas ações subiram mais de 5% na Bolsa espanhola.

Outro banco, o CaixaBank, o terceiro maior do país, convocou uma reunião de seu conselho administrativo para esta sexta (6) para estudar uma ação semelhante.

A mudança de sede significa que o Sabadell estará sujeito às leis da região de Alicante –e aos impostos municipais e regionais. Mas não quer dizer que seus funcionários terão de se deixar fisicamente a Catalunha.

A movimentação preocupa investidores e deve aumentar a pressão para que líderes separatistas abandonem suas reivindicações, consideradas ilegais pelo governo central em Madri.

O Partido Socialista Catalão exigiu que Oriol Junqueras, vice-presidente catalão, compareça ao Parlamento para explicar saída dos bancos.

O Sabadell justifica sua decisão como uma questão técnica, tomada para proteger os interesses dos clientes. A empresa não se posiciona sobre a indpenedência catalá, disse o chefe do banco, Josep Oliu.

Instituições bancárias já discutiram deixar a Catalunha em anos anteriores, quando houve outros movimentos de independência.

A maior preocupação é que, se a Catalunha por ventura for independente, estará fora da União Europeia. É improvável que um Estado catalão volte a se unir ao bloco econômico, porque seria vetado pela Espanha.

O ministro espanhol da Economia, Luis de Guindos, insistiu na quinta-feira que não há riscos ao clientes, pois bancos como o Sabadell são "espanhóis, europeus".

Para flexibilizar esse tipo de mudança de sede, o governo espanhol estuda aprovar nesta semana um decreto de lei que facilite a saída de firmas da Catalunha.

O texto deve permitir o deslocamento sem ser necessária a aprovação do conselho de acionistas –algo que trava, por exemplo, o caso do CaixaBank, já que o conselho tomaria semanas para se reunir. O Sabadell não exigia o aval dos acionistas em seu estatuto.

A informação, inicialmente noticiada pela agência Reuters, não foi confirmada pelo governo espanhol.

Além dos bancos, empresas como Oryzon, de biotecnologia, e a operadora de telecomunicação Erona anunciaram que vão retirar suas sedes da Catalunha.

As reações dos bancos e de empresas começam a desenhar a resistência que a declaração separatista catalã pode encontrar.

A associação Empresários da Catalunha, que representa diversos empreendedores na região, decidiu aderir a uma manifestação anti-independência convocada para o domingo (8) em Barcelona. Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jhei Soares Há 18 Horas

Influenciadora posta vídeo horas antes de morrer: ‘Indo ser jovem’

fama Elon Musk 25/11/24

Grimes, ex de Musk, diz que ele está 'irreconhecível' e expõe disputa

mundo Bitcoin Há 23 Horas

Mulher revela como descartou R$ 4,1 bilhões em bitcoins do ex-namorado

mundo Krish Arora Há 17 Horas

Menino britânico de 10 anos supera QI de Einstein e Hawking

fama Alexandre Pires Há 18 Horas

Morre João Pires, pai do cantor Alexandre Pires, aos 72 anos

brasil Divaldo Franco Há 22 Horas

Divaldo Franco, 97 anos, está internado para tratar câncer na bexiga

esporte FLAMENGO-GABIGOL Há 19 Horas

Gabigol custou milhões e decidiu, mas sai de graça do Flamengo

fama ADELE-CANTORA Há 21 Horas

'Não sei quando voltarei', diz Adele ao encerrar residência em Las Vegas e iniciar pausa

esporte Treta Há 17 Horas

Neymar rebate apresentador Fred Bruno após críticas: 'Esse é um fanfarrão'

fama Chris Hemsworth Há 23 Horas

Chris Hemsworth "ensina" filho a fazer o salto mortal