© Norsk Telegrambyra AS
O prêmio Nobel da Paz foi concedido, na manhã desta sexta-feira (6), para Campanha contra Armas Nucleares (ICAN, na sigla em inglês). Presidente do Comitê Norueguês do Nobel, Berit Reiss-Andersen justificou que o trabalho do grupo foi reconhecido por "chamar a atenção para as consequências humanitárias catastróficas do uso de amas nucleares".
PUB
Reiss-Andersen também pontuou o esforço pioneiro pela proibição de tais armas. O Nobel de Literatura foi concedido nesta quinta-feira (5) a Kazuo Ishiguro.
A Organização do Nobel da Paz já conferiu 97 prêmios desde 1901. Personalidades como Martin Luther King Junior, Malala Yousafzai, Madre Teresa, Elie Wiesel, Nelson Mandela e Rigoberta Menchu estão entre os 130 laureados. O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, foi premiado em 2016.
+ Terremoto de magnitude 6,3 é registrado no Japão
Ninguém tem ideia de quem receberá o título até que o anúncio seja feito - já que não há lista de indicados. Sempre há, no entanto, favoritos. O Peace Research Institute de Oslo, que não tem ligação com a honraria, apostava em nomes como The White Helmets (Defesa Civil da Síria), Papa Fracisco, o jornalista turco Can Dündar, o Alto Comissariado das Nações Unidas pra Refugiados, entre outros.
Além dos Nobel da Paz e de Literatura, o inventor da dinamite, o sueco Alfred Nobel, criou também honrarias para Física, Química, Fisiologia e Medicina.
Watch the very moment the 2017 Nobel Peace Prize is announced! #NobelPrize pic.twitter.com/H0AtcRU7tn
— The Nobel Prize (@NobelPrize) October 6, 2017