Vai às compras? Procon monitora preços para a Black Friday

Órgão promove campanha para que consumidores possam se beneficiar das vantagens no período promocional, em novembro

© iStock

Economia SP 06/10/17 POR Notícias Ao Minuto

A Fundação Procon-SP já começou a monitorar preços para conferir o cumprimento das ofertas que serão anunciadas para a Black Friday, com início marcado para a meia-noite do dia 24 de novembro. O órgão, vinculado à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, promove uma campanha de orientação para que os consumidores possam se beneficiar das vantagens reais do período promocional.

PUB

A exemplo do que já fez em outras edições, o Procon-SP fará plantão especial de monitoramento e orientação, entre 19h do dia 23 de novembro até 22h do dia 24. Para fazer melhores compras, o órgão recomenda, em primeiro lugar, o planejamento, por meio de uma lista do produto a ser adquirido e a reflexão sobre o limite de gasto, de modo a não estourar o orçamento.

Outra orientação do órgão é acompanhar os preços dos serviços ou produtos que deseja comprar, além de anotar preços e guardar as informações da pesquisa (como telas e folhetos), incluindo site e data da pesquisa. Assim, será mais fácil identificar as melhores ofertas e conferir os descontos durante a Black Friday.

+ Governo deve deixar de arrecadar R$ 6,4 bi com Refis

Dicas

O consumidor deve verificar, ainda, se o site é brasileiro. Compras de empresas internacionais estão sujeitas a outros custos nem sempre informados. Além disso, as regras do Código do Consumidor não se aplicam nesses casos, se o portal não contar representantes no Brasil.

Os compradores também precisam estar atentos aos sites conhecidos que estampam ofertas de fornecedores independentes, com preços e condições diferentes para um mesmo produto. O nome do fornecedor e os preços praticados devem estar sempre em destaque e com fácil visualização na página de venda, especialmente se o revendedor for um terceiro. É direito do consumidor ter essa informação à disposição para facilitar a escolha.

Também é importante verificar a reputação do fornecedor. Em 2016, o Procon-SP divulgou os nomes das empresas com mais reclamações na última Black Friday. Além disso, o consumidor deve ficar atento ao prazo de entrega, especialmente se o objetivo é comprar presentes para o Natal.

Os compradores têm sete dias, a partir da aquisição ou entrega, para se arrepender, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta, se o negócio foi feito a distância (por internet ou telefone). Verificar antecipadamente a política de trocas da empresa pode auxiliar na decisão.

Outra dica da Fundação Procon-SP é consultar a lista de sites não recomendados. Por fim, o órgão recomenda cuidado ao clicar em links e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais. O consumidor deve consultar sempre a página oficial da loja. Com informações do site do Governo do Estado de São Paulo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Briga! Há 19 Horas

Andressa Urach é agredida em festa e leva 4 pontos no rosto

politica Kids pretos Há 18 Horas

Bolsonaro tentou ser kid preto por 2 vezes: 'Fui deixado pra trás'

fama Racismo Há 20 Horas

Vaza novo áudio com ofensas racistas de Ana Paula Minerato

esporte Fortuna Há 19 Horas

Neymar Pai afirma sobre patrimônio construído com carreira do filho: 'Fiquei rico antes dele'

brasil MORTE-SP Há 21 Horas

Criança que se afogou em piscina de resort ficou submersa por 7 minutos

fama Liziane Gutierrez Há 5 Horas

Ex-Fazenda Liziane Gutierrez está presa no Marrocos há um mês

fama CPI das Bets Há 19 Horas

CPI das Bets convoca Gusttavo Lima e convida Felipe Neto para deporem

mundo Inglaterra Há 3 Horas

Mulher condenada por manter bebê em gaveta até os três anos na Inglaterra

economia Negócios Há 19 Horas

Após pedido de desculpas do Carrefour, fornecedores começam a suspender boicote

fama GUGU-LIBERATO Há 23 Horas

Mãe de Gugu diz que apresentador tinha aneurisma