Via rápida agiliza patente para micro e pequenas empresas

Segundo dados coletados pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), os pedidos de patentes vem sendo decididos em 279 dias, em média

© Pixabay

Economia Menos de um ano 08/10/17 POR Filipe Oliveira

A criação de uma via rápida para análise de pedidos de patentes de micro e pequenas empresas pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) vem acelerando as avaliações de ideias de empreendedores e permitindo obtenção de patentes em menos de um ano.

PUB

+ Receita abre amanhã consulta ao quinto lote de restituição do IR

Essa modalidade de análise começou a funcionar em fevereiro de 2016. Foram feitos 127 pedidos usando o caminho mais ágil. Dessas solicitações, 30 originaram patentes e outras 14 foram indeferidas.

Segundo dados coletados pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), os pedidos de patentes vem sendo decididos em 279 dias, em média.

Também de acordo com a confederação, a avaliação nesses casos é mais ágil do que a feita no Japão, que leva em média 1,3 ano e é a mais rápida no mundo. Na maior parte dos outros pedidos, a espera pela avaliação pode superar 10 anos. O INPI tem uma fila de cerca de 230 mil processos para análise.

Fabiano Barreto, especialista em propriedade intelectual da CNI, diz que a obtenção de uma patente pode acelerar o crescimento de uma companhia iniciante. Isso acontece por ela dar a investidores e financiadores uma garantia de que o produto desenvolvido foi avaliado e traz algo de novo ao mercado.

"Se o investidor está na dúvida se a ideia é realmente inovadora, a patente mostra um processo atestado pelo próprio Estado."

Para Maria Cláudia Nunes, também da CNI, há espaço para que mais companhias menores solicitem patentes. A principal barreira, segundo ela, é cultural, pois muitos empresários pensam que a proteção de ideias está reservada a grandes.

Entre janeiro e agosto, foram depositados 601 pedidos de patentes por microempreendedores individuais, microempresas e pequenas empresas, o que indica que boa parte das companhias ainda não usa o novo mecanismo. No período, foi solicitado um total de 18,8 mil patentes no país.

Neste link, é possível acessar cartilha feita pela CNI que explica os principais conceitos associados a patentes e ajuda empresários em sua obtenção.Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 13 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 16 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 19 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 15 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 17 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 17 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 16 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 16 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 16 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria Há 18 Horas

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad