Conheça os quatro maiores satélites de Júpiter

Os satélites de Júpiter são muito diferentes uns dos outros, sendo que alguns fazem parte dos maiores satélites entre todos os planetas do Sistema Solar

© Nasa

© Reprodução

© Reprodução

© Reprodução

© Reprodução

Tech Impressionante 09/10/17 POR Notícias Ao Minuto


Atualmente conhecemos 69 satélites naturais que orbitam o planeta Júpiter. Os satélites de Júpiter são muito diferentes uns dos outros, sendo que alguns fazem parte dos maiores satélites entre todos os planetas do Sistema Solar possuindo alguns milhares de km de diâmetro, enquanto que muitos outros são pequenos “rochedos” com poucos quilómetros de diâmetro.

PUB

O planeta Júpiter possui um interessante sistema de satélites naturais (luas), com uma grande diversidade de elementos. As 4 maiores luas de Júpiter são: Ganimedes, Calisto, Io, Europa. Estas luas foram descobertas em 1610 pelo astrónomo Galileu Galilei, ficando por isso conhecidas como as luas galileanas.

De acordo com a análise feita pelo site astronomia.com, estes são os quatro maiores satélites (luas) de Júpiter. Conheça:

O maior satélite natural do planeta Júpiter é Ganimedes com 5.262 km de diâmetro, sendo também o maior satélite no Sistema Solar. Para além disso, curiosamente Ganimedes é até maior que o planeta Mercúrio. Assim, se Ganimedes orbitasse diretamente em volta do Sol em vez de orbitar o planeta Júpiter, poderia facilmente ser considerado um planeta.

+ Lua, o próximo alvo de cooperação internacional no espaço

O segundo maior satélite de Júpiter é Calisto com 4.820 km de diâmetro, sendo também o terceiro maior satélite no Sistema Solar.

O terceiro maior satélite de Júpiter é Io com 3.642 km de diâmetro, sendo ligeiramente maior que a nossa Lua. Io é o corpo celeste do nosso Sistema Solar com maior atividade vulcânica, possuindo cerca de 400 vulcões ativos.

O quarto maior satélite de Júpiter é Europa com 3.121 km de diâmetro. Esta lua de Júpiter é composta por uma superfície de gelo, e é possível que debaixo da crosta gelada exista um oceano de água salgada.

Depois das 4 grandes luas do planeta Júpiter, seguem-se luas muito mais pequenas. Em quinto lugar surge Amalteia, um objeto celeste com uma forma irregular cujas dimensões são aproximadamente 246 x 146 x 128 km. Seguindo-se Himalia com cerca de 170 km diâmetro. Depois vem Tebe com um diâmetro de 116 x 98 x 84 km.

Depois destes satélites, os outros possuem menos de 100 km de diâmetro: Elara (86 km), Pasife ou Pasiféia (60 km), Métis (60 x 40 x 34 km), Carme (46 km), Sinope (38 km), Lisiteia (36 km), Ananke (28 km), Adrasteia (20 x 16 x 14 km).

Todos os outros satélites de Júpiter, ainda não mencionados, possuem menos de 10 km de diâmetro sendo que alguns possuem mesmo cerca de 1 km de diâmetro.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Harry e Meghan Markle Há 3 Horas

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

fama Vídeo Há 3 Horas

DiCaprio é acusado de 'comportamento desrespeitoso' em hotel

politica Investigação Há 3 Horas

Bolsonaro liderou, e Braga Netto foi principal arquiteto do golpe, diz PF

esporte Redes Sociais Há 21 Horas

Neymar rebate declaração de Rodri sobre Vini Jr: 'Virou falador'

fama Documentário Há 21 Horas

Diagnosticado com demência, filme conta a história Maurício Kubrusly

fama Miley Cyrus Há 22 Horas

Miley Cyrus sobre o namorado: "Não levamos a vida muito a sério"

fama MARIA-FLOR Há 19 Horas

Todo mundo diz que tenho cara de boazinha, mas sou brava, diz Maria Flor

fama FAUSTÃO-SAÚDE Há 23 Horas

João Silva diz que Faustão está 'cada dia melhor' após dois transplantes

fama Fantasias 22/11/24

Descubra as fantasias íntimas dos famosos

lifestyle Hipertensão Há 23 Horas

Cardiologista indica nove hábitos que previnem 'inimigo silencioso'