© DR
Donald Trump quer que a futura reforma migratória inclua a construção "completa" do muro na fronteira com o México e um sistema de concessão de vistos mediante mérito. A proposta enviada nesta segunda-feira (9) ao Congresso dos Estados Unidos advoga também, de acordo com a Efe, por um aumento no custo dos vistos.
PUB
Os recursos serão aplicados para financiar a segurança fronteiriça, o "ágil" retorno de menores que chegam sozinhos aos Estados Unidos, na sua maioria da América Central, e o fim do "abuso" do sistema de concessão de asilo. Além disso, o presidente norte-americano pretende melhorar o cumprimento e aplicação das leis migratórias com a contratação de mais 10.000 agentes para o gabinete de controle de imigração e de 300 fiscais federais.
+ Richard H. Thaler é premiado com o Nobel de Economia
Conforme a Associated Press (AP), a proposta prevê a agilização da deportação de membros de gangues. Resta a dúvida se o plano é um esboço amplo de metas ou se são medidas específicas que a Casa Branca pretende implementar em troca da aprovação de legislação que proteja os 'dreamers' - milhares de jovens trazidos para os Estados Unidos ainda crianças.
Trump deu ao Congresso um prazo de seis meses para encontrar uma solução para substituir o programa DACA - Deferred Action for Childhood Arrivals, que trata sobre a questão dos 'dreamers'. O programa foi uma iniciativa do antigo Presidente Barack Obama e visa proteger centenas de milhar de jovens da deportação e permitir que continuem a trabalhar legalmente no país. As exigências entregues hoje são, na sua maioria, veementemente rejeitadas pelos Democratas, o que deverá causar impacto nas negociações. Com informações da Lusa.