Companhia aérea alemã Air Berlin encerra voos neste mês

Segunda maior companhia aérea da Alemanha anunciou o encerramento dos voos a partir de 28 de outubro

© Axel Schmidt/Reuters/Foto de arquivo

Economia Aviação 09/10/17 POR Folhapress

Os voos operados pela Air Berlin, a segunda maior companhia aérea da Alemanha, serão encerrados no dia 28 de outubro, afirmou a empresa nesta segunda-feira (9), solicitando aos funcionários que procurem emprego em outras empresas, enquanto trabalha na cisão de seus ativos.

PUB

+ Montadoras apostam em forte reação da indústria automobilística

A Air Berlin se declarou insolvente em agosto deste ano, após seu principal acionista, a Etihad Airways, dos Emirados Árabes Unidos, decidir não lhe conceder mais ajuda financeira por não ver "perspectivas positivas".

Em 2016, a Air Berlin registrou um prejuízo de cerca de 782 milhões de euros, e as dívidas somam quase 1,2 bilhão de euros. Um empréstimo do governo alemão de cerca de 150 milhões de euros está mantendo os aviões da companhia no ar para que a ela tenha tempo de negociar com investidores.

Lufthansa -que já arrendou 38 dos 140 aviões da Air Berlin- e easyJet demonstraram interesse pelos ativos. As conversas com Lufthansa e easyJet devem prosseguir até quinta-feira (12), e, uma vez que cheguem a um acordo entre partes, a Air Berlin terá que encerrar o restante da operação. O vice-ministro da economia da Alemanha, Matthias Machnig, disse que está confiante de que um acordo será fechado na quinta.

"Após os contratos de compra serem firmados, a empresa deve encerrar suas operações passo a passo", disse a Air Berlin em comunicado. A maioria dos voos longos da companhia já foi cancelada.

A Air Berlin foi fundada em 1978 e cresceu com o boom das companhias aéreas de baixo custo e com voos de Berlim a Maiorca, na Espanha -popular destino entre turistas alemães.

Pela Europa

Outras empresas aéreas europeias também passam por aperto.

No final de setembro, a Ryanair, companhia irlandesa de aviação de baixo custo, cancelou voos que atenderiam a mais de 400 mil passageiros, no período entre novembro deste ano e março, menos de duas semanas depois de cancelar cerca de 2,1 mil outros voos, que atenderiam a 315 mil passageiros. A empresa enfrenta escassez de pilotos.

A companhia reduzirá em 25 aviões o número de aparelhos em operação, de sua frota de mais de 400 aeronaves, da metade de novembro a março, e depois de abril de 2018 a redução das unidades operadas será de 10 aviões.

As mudanças anunciadas devem reduzir o volume de tráfego da empresa de 131 milhões para 129 milhões de passageiros neste ano, o que representa alta de 7,5% ante 2016, informou a Ryanair.

A situação fez com que a irlandesa desistisse da proposta de aquisição da rival Alitalia, a maior companhia aérea da Itália, que entrou com um pedido formal de indicação de um administrador em maio.

O governo italiano anunciou à época que ofereceria um empréstimo para manter as operações da Alitalia por pelo menos seis meses.

Se nenhum comprador for encontrado, os administradores vão ter que organizar a liquidação da Alitalia, que pode acabar com 20 mil empregos na companhia e entre fornecedores.

No último dia 2, foi a vez da aérea britânica Monarch Airlines decretar falência, causando o cancelamento de centenas de milhares de viagens, depois de ter sido vítima de grande competição por voos e uma libra mais fraca.

O fracasso da Monarch, maior companhia aérea do Reino Unido a falir, afetará 900 mil passageiros. A empresa abandonou mais de 100 mil turistas no exterior, causando o que foi considerando como o maior esforço de repatriamento em tempos de paz do país. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Cazaquistão Há 16 Horas

Avião com 72 pessoas a bordo cai no Cazaquistão; há sobreviventes

fama Justiça Há 12 Horas

Ex-bailarina do Faustão tem habeas corpus negado e vai passar o fim de ano na prisão

esporte Prisão Há 17 Horas

Por que Robinho não teve direito à 'saidinha' e vai passar Natal preso

fama Festas Há 16 Horas

Cachorro de Anitta some na noite de Natal: 'ainda vai me matar do coração'

fama Saúde Há 10 Horas

Filho de Faustão fala sobre a saúde do pai após transplantes

fama Televisão Há 15 Horas

SBT desiste de contratar Pablo Marçal e terá Cariúcha em novo Casos de Família

fama Música Há 17 Horas

Hit natalino de Mariah Carey entra na 17ª semana em primeiro na Billboard

economia Consumos Há 16 Horas

Saiba como evitar o aumento da conta de luz durante o verão

politica STF Há 16 Horas

Moraes diz que Daniel Silveira mentiu ao usar hospital como álibi e mantém prisão

justica Investigação Há 15 Horas

Duas pessoas morrem e três estão internadas após comerem bolo em Torres (RS)