Na véspera da votação da 2ª denúncia, Temer pressiona aliados

Andrada deve apresentar a sua decisão na tarde desta terça-feira (10)

© Marcos Corrêa/PR

Política decisão 10/10/17 POR Notícias Ao Minuto

O deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG) entrega nesta terça-feira (10) à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) o parecer sobre a segunda denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB). Além disso, o documento de quase 100 páginas tratará das acusações da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra os ministros Moreira Franco (Secretaria-Geral) e Eliseu Padilha (Casa Civil).

PUB

O governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) é um dos políticos que está sendo pressionado por aliados de Temer para liberar a sua bancada a votar como quiser, pois na primeira denúncia todos registraram os seus votos contra o presidente, segundo a "Folha de S. Paulo".

Houve recentemente algumas mudanças no colegiado e ainda espera-se que o PSD substitua o deputado Expedito Netto (RO), que votou a favor da primeira denúncia contra Temer.

+ 'Sei que tô lascado, todo dia tem um processo', diz Lula

Como o relator e os três alvos do inquérito são aliados, o Planalto está confiante em relação a um parecer positivo. Espera-se, assim, que Andrada recomende que a Câmara não dê aval para que a acusação do então chefe do Ministério Público Federal (MPF), Rodrigo Janot, seja submetida a análise pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Na denúncia, Temer e os ministros são acusado de integrarem uma organização criminosa que teria recebido nos últimos anos ao menos R$ 587 milhões de propina de órgãos públicos como Petrobras, Furnas e Caixa Econômica Federal.

O presidente também responde por obstrução da Justiça. Ele supostamente apoiou a compra do silêncio do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB) e do operador financeiro Lúcio Funaro, que estão presos.

Todos negam as acusações e afirmam que Janot agiu de forma "antiética, imoral, indecente e ilegal" no exercício de sua função à frente do MPF.

O relator contou ao jornal na noite desta segunda-feira (9) que o voto deve ser enxuto. Ele ditou o relatório a um gravador, para que assessores o escrevessem.

O documento deve ser lido por Andrada na tarde desta terça-feira (10). Na sequência, os advogados de defesa poderão se manifestar. Se houver pedido de vista, a votação na comissão ficará para a semana que vem.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 16 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 16 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 10 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 17 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Realeza britânica Há 9 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Emergência Médica Há 17 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 17 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Hollywood Há 12 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

mundo Estados Unidos Há 12 Horas

Policial multa sem-abrigo que estava em trabalho de parto na rua nos EUA

brasil Tragédia Há 16 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos