© Murad Sezer / Reuters
A Cosan anunciou nesta terça (10) a compra por R$ 1,156 bilhão da fatia da Shell na distribuidora de gás canalizado Comgás, que atende a região metropolitana e parte do Estado de São Paulo. A operação envolve a transferência para a Cosan de 16,77% das ações da Comgás. Em contrapartida, a Shell recebera R$ 423 milhões em duas parcelas e 4,99% das ações da Cosan. As duas empresas já são sócias na Raízen, que é dona da rede de postos Shell e de usinas de açúcar e álcool.
PUB
+ SindusCon pede veto a saques do FGTS para pagar dívidas do Fies
"Essa operação nos permite focar nossos esforços no Brasil em áreas com maior valor estratégico para a Shell no longo prazo", disse, em nota, o diretor de Gás e Novas Energias da Shell.
Após a compra da BG, em 2015, a Shell se tornou a maior empresa privada com atuação no segmento de exploração e produção de petróleo no Brasil e vem demonstrando apetite por ativos no pré-sal. É sócia da Petrobras no maior campo produtor do país e faz parte do consórcio que adquiriu em 2013 os direitos para explorar a maior descoberta brasileira, Libra, que deve começar a produzir ainda este ano.
A Cosan é a maior distribuidora de gás brasileira, com uma rede de 14 mil quilômetros de gasodutos e mais de 1,7 milhão de clientes em 87 municípios.
Em comunicado, as empresas destacaram que a conclusão do negócio depende de aprovação das autoridades competentes. A expectativa é que o processo seja finalizado até o fim do ano. Com informações da Folhapress.