Últimos militares da missão de paz no Haiti retornam ao Brasil

Ao longo de 13 anos, cerca de 37,5 mil militares das Forças Armadas brasileiras integraram as tropas de estabilização do Haiti

© DR

Brasil Missão 11/10/17 POR Notícias Ao Minuto

Com o fim da Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (Minustah), os últimos militares brasileiros que estavam na nação caribenha retornaram ao País, nesta segunda-feira (10). Desde 2004, o Brasil enviou cerca de 37,5 mil militares das Forças Armadas para a missão.

PUB

De acordo com o Ministério da Defesa, a participação das tropas brasileiras contribuiu para a manutenção do ambiente seguro e estável no Haiti; para a cooperação com as atividades de assistência humanitária e de fortalecimento das instituições nacionais; e com a realização de operações militares de manutenção da paz na sua área de responsabilidade.

Os maiores desafios enfrentados pela tropa brasileira foram a pacificação de Cité Soleil, no início da missão, a atuação no terremoto, em 2010, e no Furacão Mathew, em 2016.

+ Veja os melhores horários e vias para pegar estrada em SP neste feriado

Os militares que retornaram nesta segunda-feira faziam parte do 26º Contingente, constituído pelo Batalhão de Infantaria de Força de Paz, com 181 militares da Marinha do Brasil, 639 do Exército Brasileiro, 30 da Força Aérea Brasileira, e uma Companhia de Engenharia de Força de Paz, composta por 120 membros do Exército.

Passado e futuro

Em fevereiro de 2004, o Conselho de Segurança da ONU criou a Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (Minustah), para restabelecer a segurança e a normalidade institucional após episódios de turbulência política e violência no país caribenho. Desde então, o Brasil ocupou posição de comando do componente militar da missão, que contou com apoio de mais 15 países.

Em abril deste ano, o conselho estendeu por seis meses a Minustah e estabeleceu uma nova operação de manutenção da paz, que terá início em outubro. Dessa vez, a Missão das Nações Unidas para o apoio à Justiça no Haiti (Minujusth), como é chamada, será composta apenas por civis e unidades de polícia. Com informações do Portal Brasil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Polícia Federal Há 10 Horas

Bolsonaro pode ser preso por plano de golpe? Entenda

esporte Indefinição Há 10 Horas

Qual será o próximo destino de Neymar?

brasil Brasil Há 5 Horas

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo

economia Carrefour Há 8 Horas

Se não serve ao francês, não vai servir aos brasileiros, diz Fávaro, sobre decisão do Carrefour

fama MAIDÊ-MAHL Há 10 Horas

Polícia encerra inquérito sobre Maidê Mahl; atriz continua internada

justica Itaúna Há 10 Horas

Homem branco oferece R$ 10 para agredir homem negro com cintadas em MG

fama Segunda chance Há 23 Horas

Famosos que sobreviveram a experiências de quase morte

esporte Campeonato Brasileiro 21/11/24

Veja o que o São Paulo precisa fazer para se garantir na Libertadores de 2025

brasil São Paulo Há 10 Horas

Menina de 6 anos é atropelada e arrastada por carro em SP; condutor fugiu

fama Documentário Há 2 Horas

Diagnosticado com demência, filme conta a história Maurício Kubrusly