Wi-Fi não é mais seguro, alerta pesquisador

O ataque funciona contra redes Wi-Fi pessoais e corporativas, tanto contra o WPA (mais antigo) quanto o padrão WPA2 (mais recente)

© Unsplash

Tech entenda 17/10/17 POR Notícias Ao Minuto

Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (16) alerta que o protocolo de segurança para Wi-Fi mais popular da atualidade, o WPA2, está comprometido de forma séria.

PUB

A falha é chamada de Krack, abreviação para Ataques de Reinstalação de Chave. Conforme divulgado pelo portal "Ars Technica", a pesquisa tem sido um segredo bem guardado por semanas.

O ataque funciona contra redes Wi-Fi pessoais e corporativas, tanto contra o WPA (mais antigo) quanto o padrão WPA2 (mais recente). Mathy Vanhoef, da empresa belga de segurança online Imec-Distrinet, foi quem descobriu o problema. "O ataque funciona contra todas as redes Wi-Fi protegidas modernas", assegura Vanhoef no site krackattacks.com.

Como explica o UOL, as vulnerabilidades descobertas permitem que os invasores espiem o tráfego de Wi-Fi entre aparelhos (computadores, tablets e celulares) e pontos de acesso à internet sem fio, como roteadores.

+ Facebook vai capacitar jovens para combater bullying virtual

Segundo a pesquisa, os sistemas operacionais Android, Linux, macOS, Windows, OpenBSD, MediaTek, Linksys e outros são afetados por alguma variante dos ataques. No entanto, o ataque é "excepcionalmente devastador" contra Linux e Android 6.0 ou superior.

O Google anunciou que está "ciente do problema, e nós estaremos corrigindo qualquer dispositivo afetado nas próximas semanas".

O ATAQUE

Quando um usuário se conecta a uma rede Wi-Fi, um handshake ("aperto de mão") é feito para verificar se o seu aparelho tem a senha correta. Além disso, o usuário recebe uma chave de criptografia que é utilizada para proteger qualquer dado subsequente.

A criptografia serve para embaralhar informações sigilosas para torná-las confidenciais. Porém, quem as desembaralha é quem tem a tal "chave" eletrônica. A falha Krack possibilita que o criminoso engane a vítima para reinstalar uma chave de criptografia já em uso e, dessa forma, tenha acesso ao conteúdo protegido de um usuário.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 9 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 12 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 15 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 11 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 13 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 13 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 12 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

fama Vanessa Carvalho Há 13 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 12 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Afogamento Há 22 Horas

Famosos que morreram afogados: Casos mais impactantes