Alemã Lufthansa apresenta proposta pela Alitalia

A companhia aérea britânica EasyJet também apresentou uma oferta por parte dos ativos da Alitalia

© Hannibal Hanschke/Reuters

Economia Negócio 16/10/17 POR Ansa

A companhia aérea alemã Lufthansa apresentou nesta segunda-feira (16) uma oferta pela Alitalia, que está sob intervenção do governo italiano e foi colocada à venda.

PUB

Segundo um comunicado da maior empresa de aviação civil da Alemanha, seu objetivo é criar uma "nova Alitalia", comprando apenas parte de seus ativos, como as rotas europeias "ponto a ponto", ou seja, sem necessidade de conexões.

"A oferta compreende uma proposta por uma nova estrutura da Alitalia, com um modelo de negócios focalizado que poderia dar origem a perspectivas econômicas de longo prazo", diz a nota da Lufthansa, na qual ela explica que não tem interesse em adquirir a companhia italiana inteira.

A confirmação da oferta chega no último dia de prazo para a apresentação de propostas vinculantes pela Alitalia, última etapa de seu processo de venda. O objetivo do governo é ceder a empresa em sua totalidade, mas ainda não se sabe se chegará alguma oferta que atenda a essa expectativa.

Entre os grupos que haviam demonstrado interesse pela companhia estavam British Airways e EasyJet, além da Lufthansa. A Ryanair também chegou a se manifestar, mas a crise de cancelamento de voos na empresa irlandesa a tirou da disputa.

+ Santander lidera ranking de reclamações contra instituições financeiras

Turbulência

A crise na Alitalia se agravou após seus funcionários terem rejeitado um plano de demissões de 1 mil pessoas, requisito obrigatório para os acionistas aumentarem o capital da companhia aérea em 2 bilhões de euros.

Com isso, a empresa se viu na perspectiva de ficar sem liquidez e pediu a intervenção do governo. Se não encontrar um comprador, a Itália terá dois caminhos: tentar sanar a Alitalia e mantê-la em sua configuração societária atual ou decretar sua falência.

Ex-companhia aérea de bandeira, a empresa foi privatizada e é controlada atualmente pela holding Compagnia Aerea Italiana (CAI), que detém 51% de seu capital, e pela Etihad Airways, dona dos 49% restantes.

A segunda principal acionista da CAI é a estatal de correios Poste Italiane, com quase 19,48% de participação na holding.

Outra proposta

Assim como a alemã Lufthansa, a companhia aérea britânica EasyJet também apresentou uma oferta por parte dos ativos da Alitalia. No entanto, a empresa não especificou em quais fatias do grupo italiano ela estaria interessada. (ANSA)

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 15 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 15 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 9 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 16 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Realeza britânica Há 8 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Emergência Médica Há 16 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 16 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Hollywood Há 11 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

mundo Estados Unidos Há 11 Horas

Policial multa sem-abrigo que estava em trabalho de parto na rua nos EUA

brasil Tragédia Há 16 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos