Maia diz que polêmica está superada e que ajudará Temer em votação

Ele também minimizou a declaração que deu, no domingo (15), de que iria cumprir apenas seu papel institucional em relação à denúncia contra o presidente

© Wilson Dias/Agência Brasil

Política 'Panos quentes' 17/10/17 POR Folhapress

Dois dias após a instalação de novo capítulo da crise com o Palácio do Planalto, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta terça-feira (17) que a polêmica está superada e até ajudou a garantir o andamento da denúncia na Casa, favorecendo o presidente Michel Temer.

PUB

Maia afirmou que "nada afeta" sua relação com Temer e que apenas reagiu à declaração da defesa do presidente da República, que havia chamado "criminoso vazamento" a divulgação de vídeos da delação do operador financeiro Lúcio Funaro, cujo conteúdo foi publicado pela reportagem desde sexta-feira (13).

O material havia sido disponibilizado no site da Câmara dos Deputados. Na delação, utilizada pela PGR (Procuradoria-Geral da República) para embasar a segunda denúncia contra Temer, Funaro implica o presidente e vários integrantes do PMDB, como os ministros Moreira Franco (Secretaria-Geral) e Eliseu Padilha (Casa Civil).

Maia defendeu a publicação alegando que o conteúdo não estava sob sigilo e chamou o advogado de Temer, Eduardo Carnelós, de "incompetente" e "irresponsável".

+ Em meio à votação de denúncia, Temer convida Doria para jantar

"Reagi na altura que achei que era relevante para que ele [o advogado] entenda que há uma relação de respeito, de aliança com o presidente Michel Temer, mas, de nenhuma forma, podemos aceitar que uma frase infeliz e dura do advogado não tenha uma reação para defender a instituição e seus servidores", disse Maia nesta manhã.

Maia também minimizou declaração que deu à Folha de S.Paulo no domingo (15): "Depois de tudo que eu fiz, esta agressão não faz sentido. Daqui para frente vou, exclusivamente, cumprir meu papel institucional, presidir a sessão [da denúncia da PGR]."

'IMPARCIALIDADE'

Nesta terça (17), Maia disse que a postura correta para o presidente da Câmara é a de imparcialidade.

"A minha imparcialidade, de fato, não tem nada por trás dela, nenhum fato para ajudar ou atrapalhar o presidente Michel Temer", afirmou Maia, salientando que inclusive ajudou Temer nesta manhã, já que convocou duas sessões para que a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) pudesse começar a sessão de debates.

"Já que a base não conseguiu colocar quorum de manhã até as 9h30, essa sessão da CCJ já poderia ter ficado para o dia de amanhã [quarta-feira (18)]", disse o presidente da Câmara.

Com a realização dos debates nesta terça (17), a votação na comissão pode ser realizada nesta quarta, o que permite a apreciação da denúncia em plenário no próximo dia 25. O Planalto tem pressa em encerrar esta questão.

Maia também disse não ver problema no fato de Michel Temer ter encaminhado carta aos deputados na qual pede apoio contra a denúncia. "Muito melhor que seja assim do que de forma oculta", disse Maia.

O presidente da Câmara anunciou ainda que cancelou sua viagem oficial ao Chile nesta quarta-feira. Disse ter entendido que sua ausência no dia da votação da denúncia na CCJ poderia ser "mal interpretada".

SEGURANÇA

No final da manhã desta terça-feira (17), Maia recebeu o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

Moraes comandará uma comissão de juristas que, ao longo dos próximos quatro meses, vai discutir propostas para modificar e endurecer a legislação que trata do tráfico de drogas e armas.

Maia quer votar as propostas antes da campanha eleitoral de 2018, quando o Congresso fica esvaziado. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Harry e Meghan Markle Há 2 Horas

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

fama Vídeo Há 2 Horas

DiCaprio é acusado de 'comportamento desrespeitoso' em hotel

politica Investigação Há 2 Horas

Bolsonaro liderou, e Braga Netto foi principal arquiteto do golpe, diz PF

esporte Redes Sociais Há 21 Horas

Neymar rebate declaração de Rodri sobre Vini Jr: 'Virou falador'

fama Documentário Há 21 Horas

Diagnosticado com demência, filme conta a história Maurício Kubrusly

fama Miley Cyrus Há 21 Horas

Miley Cyrus sobre o namorado: "Não levamos a vida muito a sério"

fama MARIA-FLOR Há 18 Horas

Todo mundo diz que tenho cara de boazinha, mas sou brava, diz Maria Flor

fama Fantasias Há 23 Horas

Descubra as fantasias íntimas dos famosos

fama FAUSTÃO-SAÚDE Há 22 Horas

João Silva diz que Faustão está 'cada dia melhor' após dois transplantes

brasil Brasil 22/11/24

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo