5 dúvidas sobre tratamentos de fertilidade

Cerca de 15% dos casais em idade fértil têm dificuldades para engravidar naturalmente

© iStock

Lifestyle Mito 17/10/17 POR Notícias Ao Minuto

Constituir uma família e vivenciar todos os avanços de uma gravidez é o sonho de muitas pessoas. No entanto, nem sempre isso pode se tornar real por meios naturais, o que leva muitos casais a procurarem a Reprodução Assistida. “O diagnóstico de infertilidade pode ser assustador e, muitas vezes, confundindo. Portanto, é imprescindível consultar um especialista para compreender as diferentes técnicas de reprodução disponíveis”, comenta o ginecologista responsável pela área de reprodução humana da Criogênesis, Dr. Renato de Oliveira.

PUB

+ Consumo de frutas e hortaliças no Brasil está abaixo do recomendado

Com o intuito de auxiliar os casais, Dr. Renato esclarece as dúvidas mais frequentes sobre medicina reprodutiva:

A infertilidade é um problema exclusivo das mulheres?

Não, não é. É fundamental o conhecimento que as causas de infertilidade possuem uma distribuição parecida, sendo identificado um fator exclusivamente feminino em 30% dos casos, assim como se identifica um fator exclusivamente masculino em 30% dos casos. O problema está em ambos em também 30% das investigações e, em 10 % dos casais o motivo para a infertilidade não é identificado, situação denominada infertilidade sem causa aparente.

Quando a mulher deve procurar especialista?

De um modo geral, aproximadamente 85% dos casais alcançarão uma gravidez em até um ano de relações sexuais sem o uso de métodos anticoncepcionais e com ciclos menstruais regulares. “Após esse período, é importante investigar a causa da infertilidade e procurar o especialista em reprodução humana. Caso a mulher tenha mais de 35 anos, é importante que essa consulta seja realizada após seis meses de tentativas. Após 40 anos de idade, a procura de um especialista deve ser imediata, conforme recomendação da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva”, comenta Oliveira.

A mulher tem 100% de chance de engravidar, após o procedimento de reprodução assistida?

Segundo a rede latino-americana de reprodução assistida, quando a mulher é diagnosticada infértil, as chances do procedimento ser bem sucedido é de 30% a 50% por tentativa de alta complexidade, ou seja, fertilização in vitro (FIV) ou sua variante denominada ICSI (injeção intracitoplasmática de espermatozoides). Ressalta-se que este dado foi estabelecido em mulheres com idade até 35 anos. Alguns fatores como a idade da mulher, dados da história clínica e o tempo de infertilidade podem afetar o sucesso da reprodução assistida. Já as taxas de parto de mulheres são de 31% em mulheres com até 34 anos, 22% em mulheres de 35 a 39 anos e 11% a partir dos 40 anos.

Casais homossexuais podem realizar tratamentos?

Recentemente o Conselho Federal de Medicina (CFM) aprovou uma resolução que garante aos casais homossexuais o direito de recorrer à reprodução assistida para ter filhos. No caso de casais femininos, uma das principais decisões diz respeito à escolha de qual delas levará a gestação à frente, sendo necessário realizar exames de rotina e investigação para infertilidade a fim de analisar o sistema reprodutor da mulher, fator que pode contribuir na escolha de quem levará a gestação é a idade. Para os casais masculinos, o óvulo deve ser requerido no banco de doadoras e fertilizado com o material genético de um deles. A partir disto, busca-se uma doadora de óvulos anônima e o útero de substituição precisa ser de familiar até o quarto grau de parentesco.

“Na falta de parentes, o especialista complementa que é imprescindível encaminhar o caso ao CFM, explicando a situação e pedindo autorização para que outra pessoa, que não seja parente, possa contribuir. "Nestes casos, uma amiga poderia ser uma alternativa”, esclarece o médico.

Nos tratamentos para gravidez sempre nascem gêmeos?

Das gestações obtidas por fertilização in vitro (FIV), 70% podem ser gestações únicas, 27% gêmeos e 3% triplas ou mais. “Atualmente, com a nova regulamentação do CFM, mulheres de até 35 anos recebem, no máximo, dois embriões; de 36 a 40 anos, recebem até três embriões; e mulheres com mais de 40 anos, o número máximo de células transferidas sobre para quatro. A tendência mundial é que cada vez mais se opte por transferir apenas um embrião de maior qualidade”, finaliza o especialista.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 12 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 15 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 18 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 14 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 16 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 16 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 15 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 15 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 15 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria Há 17 Horas

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad