País cria 34,4 mil vagas com carteira assinada em setembro

O resultado é o sexto aumento consecutivo neste ano, segundo o governo, e o melhor resultado para o mês desde 2014

© Valdecir Galor/SMCS

Economia CAGED 20/10/17 POR Folhapress

O Brasil criou 34,4 mil vagas de empregos formais em setembro, de acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados nesta quinta-feira (19) pelo Ministério do Trabalho. O resultado é o sexto aumento consecutivo no ano e o melhor resultado para o mês desde 2014, quando as contratações superaram as demissões em 123,8 mil vagas.

PUB

Em 2015 e 2016, houve mais demissões do que contratações no mês.A indústria de transformação foi a maior responsável pela geração de empregos: 25,7 mil novos postos. Em seguida vem o comércio, com 15 mil contratações. "O grande destaque foi indústria e comércio, que é típico desse período do ano. Você tem a indústria demandada devido ao fim do ano e o comércio contratando pelo aquecimento da demanda", afirmou o coordenador-geral de estatística do Ministério do Trabalho, Mário Magalhães.

O setor de serviços abriu 3,7 mil novos empregos e a construção civil, 380. Os demais setores demitiram mais do que contrataram.No acumulado de janeiro a setembro deste ano, foram criadas 208,9 mil novas vagas de trabalho. O resultado do período também é o melhor desde 2014, quando foram criados mais de 900 mil postos de trabalho formal.

+ Bolsa segue exterior e cai com crise na Catalunha; dólar sobe

O resultado acumulado em 12 meses, porem, está negativo em 466,6 mil postos. Magalhães, afirmou que há uma "tendência maior" de geração de emprego nos próximos meses, mas evitou fazer projeções para o resultado do ano. "O mercado de trabalho é uma caixinha de surpresas", disse. Magalhães também afirmou que ninguém sabe como a reforma trabalhista, prevista para entrar em vigor sem novembro, pode afetar o resultado do Caged. "Do ponto de vista técnico, ninguém consegue fazer estimativa", disse.

O Ministério do Trabalho também divulgou nesta quinta-feira os dados da Rais (Relação Anual de Informações Sociais) de 2016, que aponta que o país fechou 2 milhões de vagas em 2016. Foi o pior saldo da série histórica da Rais, que existe desde 1976. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 22 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

fama Televisão Há 23 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

mundo Catástrofe 04/11/24

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia

fama Óbito Há 18 Horas

Detalhes sobre o funeral de Liam Payne são divulgados

fama Mortes Há 21 Horas

Todos os famosos que morreram em 2024 e alguns você nem lembrava

justica Desvio 04/11/24

Funcionário de empresa confessa desvio de R$ 500 mil para apostar no Jogo do Tigrinho

mundo Uganda Há 18 Horas

Raio cai em igreja e mata 14 pessoas durante culto em Uganda

fama Maternidade Há 23 Horas

Nasce primeiro filho de atriz Margot Robbie, diz revista

fama Cantora Há 20 Horas

Rihanna diz que torcia pela seleção brasileira e era fã de Ronaldinho Gaúcho

mundo Estados Unidos Há 23 Horas

Trump sinaliza apoio à ideia de tirar flúor da água, se eleito presidente dos EUA