Apesar da pressa do Brasil, adesão à OCDE ainda deve levar algum tempo

A cobrança da organização ao governo brasileiro sobre os motivos do corte de verba na Lava Jato e como está o combate à corrupção podem atrasar os trâmites

© Reuters

Economia Atrasos 19/10/17 POR Notícias Ao Minuto

O plano de o Brasil de ser admitido na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) pode não ser atendido a curto prazo, apesar do pedido oficial em maio deste ano. A cobrança da organização ao governo brasileiro sobre os motivos do corte de verba na Lava Jato e como está o combate à corrupção podem atrasar os trâmites.

PUB

Fundada em 1961, a OCDE tem, entre seus pilares, um ativo grupo de combate à corrupção e a lavagem de dinheiro e acompanha, através de relatórios regulares, o empenho de cada um dos países-membros tanto do ponto de vista das ações quanto da independência das investigações e da garantia de recursos. A entidade reúne um seleto grupo responsável por mais da metade da riqueza do mundo. A entrada de um novo membro eleva o país a uma condição especial junto à comunidade internacional, funcionando como um selo de qualidade que capacita o novo sócio a ampliar o seu portfólio de investimentos do exterior.

Para Wilson Negrão Jr., coordenador de publicações de pesquisas do Centro de Direito Internacional (CDI), a adesão do Brasil à OCDE traria uma série de benefícios à economia brasileira, com a possibilidade de atração de mais investimentos externos e consolidação de reformas econômicas no país. Segundo ele, a aceitação, por parte do país, dos princípios de boa governança, como combate à corrupção, transparência e maior eficiência nos gastos públicos, gera bons impactos para o ambiente interno, ajudando no crescimento econômico. O especialista do CDI lembra, porém, que a recente cobrança da OCDE ao governo, sobre os motivos para redução de 44% na verba orçamentária destinada à Operação Lava Jato, pode atrasar ainda mais o processo de filiação do país.

+ Entrada na OCDE deve elevar produtividade e PIB potencial, diz Fazenda

"Por causa da crise que o país tem passado, isso levou a um corte de gastos no Ministério da Justiça, responsável pela Polícia Federal. Isso chamou a atenção da OCDE, porque esse tipo de redução poderia impactar os trabalhos da Polícia Federal de combate à corrupção. Um dos pilares da OCDE é justamente o combate à corrupção entre todos os seus membros. O Brasil, mesmo ainda não sendo membro efetivo, tem participado de diversas grupos de trabalho na organização e se comprometeu com diversos instrumentos jurídicos para combater a corrupção."

Negrão Jr. lembra que a OCDE conta hoje com 35 países e, para haver o ingresso de um novo sócio, todos os membros da organização têm que dar o seu aval. Ele lembra que outros países também aguardam a aprovação para serem membros, como o Peru. Com informações do Sputnik Brasil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 7 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

mundo Estados Unidos Há 7 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Patrick Swayze Há 21 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

brasil Tragédia Há 8 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Mal de parkinson Há 22 Horas

Famosos que sofrem da doença de Parkinson

fama Emergência Médica Há 8 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 7 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

tech Aplicativo Há 7 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

fama Condenados Há 15 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

justica Minas Gerais Há 7 Horas

Motociclista tenta fugir de blitz e leva paulada de policiais; vídeo