Noel Gallagher faz show de hits do Oasis em marcha lenta

Repertório do show de Noel Gallagher, escolhido para abrir as apresentações do U2 no Brasil, foi em boa parte formado pelas canções de sua ex-banda

© Getty Images

Cultura São Paulo 19/10/17 POR DAIGO OLIVA, para Folhapress

DAIGO OLIVA - Na música pop, a rentabilidade em torno da nostalgia é quase uma escravidão, tamanha a quantidade de shows para celebrar álbuns clássicos. Não é estranho então que o repertório do show de Noel Gallagher, escolhido para abrir as apresentações do U2 no Brasil, seja em boa parte formado pelas canções de sua ex-banda, o Oasis.

PUB

+ Tom ultrasimpático anula virtudes de drama coreano 'O Advogado'

Não é uma novidade. Nas outras duas vezes em que o britânico veio ao país em carreira solo, o passado estava ali. Agora, no entanto, num show mais curto, de apenas 11 músicas, a revisitação fica mais evidente: cinco faixas são do grupo que formou com seu irmão mais novo, Liam Gallagher, até 2009.

A escolha das canções antigas, conhecidíssimas, também revela a preocupação em agradar um público que está no Morumbi por outra razão. O trio "Wonderwall", "Champagne Supernova" e "Don't Look Back in Anger", do álbum "What's the Story (Morning Glory)?", de 1995, mirava a simpatia dos fãs do U2, mas foram executadas em marcha lenta, quase em versões acústicas.

Poderia funcionar para shows em clubes de porte médio, mas não em um estádio como o Morumbi. As canções perderam peso com Noel no violão em vez de na guitarra. Em "Champagne Supernova", que o britânico anunciou dizendo "vocês conhecem essa música, vocês amam essa música", o baterista conduzia o som apenas com pratos e bumbo.

Ainda assim, os sucessos radiofônicos, principalmente "Wonderwall", ganharam a platéia. Durante o refrão do hit, todos cantavam, celulares ao alto, casais se beijando e mensagens de voz enviadas pelo WhatsApp. Além de outras duas faixas do Oasis, "Half the World Away" e "Little by Little", o guitarrista tocou sons de seus dois álbuns solo e uma nova faixa, "Holy Mountain".

Com a ajuda de uma banda afiada e naipe de metais em algumas músicas, Noel abriu a apresentação com "Everybody's on the Run", seguida de "Lock All the Doors". Para fechar, tocou "AKA... What a Life!", dedicada ao brasileiro Gabriel Jesus -Noel é torcedor fanático do Manchester City, clube no qual o atacante atua.

A primeira parte da noite de nostalgia termina então com um show aquém de uma apresentação em um estádio, mas, ainda assim, uma ponte competente para a segunda parte da sessão de memórias, que mostrará "Joshua Tree", do U2, na íntegra. Com informações da Folhapress.

NOEL GALLAGHER'S HIGH FLYING BIRDS

Classificação: bom

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica BOLSONARO-JUSTIÇA Há 22 Horas

Bolsonaro terá benefício em prescrição de crimes ao fazer 70 anos em 2025

fama Uberlândia Há 3 Horas

Influenciadora morre arrastada por enchente em Minas Gerais

fama Beto Barbosa Há 23 Horas

Beto Barbosa é criticado por ter se casado com adolescente de 15 anos

fama Kate Cassidy Há 3 Horas

Namorada se revolta com resgate de Liam Payne: 'Poderia ser salvo'

fama Redes Sociais Há 22 Horas

Jojo Todynho vira garota-propaganda da Havan, que ironiza 'cancelamento'

fama RAFA-KALIMANN Há 20 Horas

Rafa Kalimann e Allan Souza Lima terminam relacionamento após um ano de namoro

fama ANGELINA-JOLIE 24/11/24

Angelina Jolie diz que nenhum dos filhos quer seguir os passos dela como atriz: 'Reservados'

fama MARCOS-HARTER Há 18 Horas

Ex-BBB Marcos Harter tenta censura prévia contra Record, mas Justiça nega pedido

fama Ilhas Há 20 Horas

Famosos e suas ilhas privadas: Quem é o dono de um refúgio brasileiro?

fama MARIA-FLOR Há 21 Horas

Todo mundo diz que tenho cara de boazinha, mas sou brava, diz Maria Flor