Operação contra pedofilia já prendeu quase 100 pessoas no Brasil

'Luz da Infância' expediu 178 mandados de busca e apreensão, que resultaram em 97 prisões em flagrante. Número deve aumentar até o fim do dia

© Pixabay

Justiça 24 Estados e DF 20/10/17 POR Folhapress

Uma operação do Ministério da Justiça e Segurança Pública deflagrada nesta sexta-feira (20) prendeu quase 100 pessoas suspeitas de disseminar conteúdo de pornografia infantil e pedofilia na internet.

PUB

+ Polícia Federal faz megaoperação contra pedofilia em 14 estados

As prisões ocorreram nesta manhã, em 24 Estados e no Distrito Federal. Dois Estados -Amapá e Piauí- não participaram porque não conseguiram concluir as investigações em tempo hábil, mas devem fazê-lo nas próximas semanas.

Foram expedidos 178 mandados de busca e apreensão, que resultaram em 97 prisões em flagrante. A operação segue em andamento, por isso o número deve aumentar até o fim do dia.

São Paulo teve o maior número de mandados expedidos, 40, dos quais 25 já foram cumpridos. Foram identificados mais de 151 mil arquivos com conteúdo de pedofilia -cenas de sexo explícito com a participação de crianças- que eram compartilhados entre os suspeitos. A lei diz que apenas armazenar esse tipo de material já configura crime. Os suspeitos tanto armazenavam quanto compartilhavam esse material. Em alguns casos, também o produziam.

"O próximo passo da investigação é ver qual era a relação entre eles, que tipo de conexão e colaboração havia", disse o ministro Torquato Jardim em coletiva de imprensa. A operação foi descrita pelo Ministério da Justiça como a maior que já houve no Brasil e na América Latina. A investigação durou seis meses.

Até então, a maior no Brasil havia sido a operação Carrossel 2, deflagrada em 2008, que resultou no cumprimento de 113 mandados de busca e apreensão em 17 Estados. A operação desta sexta, intitulada Luz na Infância, foi coordenado pela Diretoria de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública e teve a colaboração de autoridades americanas e europeias, que contribuíram compartilhando software e arquivos.

As informações obtidas foram, então, passadas para as polícias civis dos Estados, que instauraram inquéritos e pediram à Justiça autorização para executar os mandados de busca e apreensão. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Harry e Meghan Markle Há 10 Horas

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

politica Investigação Há 10 Horas

PF põe Bolsonaro como líder de organização e vê viagem aos EUA como parte de plano, diz TV

brasil Goiás Há 11 Horas

Piloto de avião que caiu em Goiás mandou vídeo dentro de aeronave

fama Beto Barbosa Há 6 Horas

Beto Barbosa é criticado por ter se casado com adolescente de 15 anos

fama Viralizou Há 11 Horas

Rafa Vitti cita segredo sexual de Tatá na frente do pai da apresentadora

fama Vídeo Há 10 Horas

DiCaprio é acusado de 'comportamento desrespeitoso' em hotel

fama Ron Ely Há 12 Horas

Revelada causa da morte de Ron Ely, ator de 'Tarzan'

economia Banco do Brasil Há 12 Horas

Banco do Brasil: Clientes aplicaram R$ 4,7 mi no Tesouro via WhatsApp desde lançamento

fama Presos Há 9 Horas

Famosos que foram presos várias vezes: Quem tem o recorde?

fama Redes Sociais Há 5 Horas

Jojo Todynho vira garota-propaganda da Havan, que ironiza 'cancelamento'