© Reuters / Paul Hanna
O céu deste fim de semana será iluminado pela chuva de meteoros Oriônidas, cujo pico deverá ocorrer por volta das 2h da manhã entre o sábado (21) e o domingo (22).
PUB
O astrônomo Gabriel Hickel, da Universidade Federal de Itajubá (Unifei-MG), garante que o fenômeno poderá ser observado em todo território brasileiro.
De acordo com o G1, cerca de 20 a 35 meteoros por hora deverão passar pelas regiões Norte e Nordeste do país. O fenômeno será mais "brando" na região Sul, onde passarão, no máximo, de 12 a 23 meteoros por hora.
+ NASA revela por que terráqueos até hoje não encontraram alienígenas
"Se você olhar para o céu durante toda a noite, vai conseguir ver a chuva. Tem o pico que ocorre, na medida em que o radiante dos meteoros vai subindo, mas dá para ver durante toda a noite", afirma o autor do blog Observatório, Cássio Barbosa.
Embora cientistas digam que o fenômeno pode ser observado melhor ao direcionar o olhar para a Constelação Órion, Hickel diz que não há um ponto específico. No entanto, o especialista indica que a melhor forma de contemplar a chuva de meteoros é na praia, ou em um local com baixa luminosidade - de preferência, longe da poluição das grandes cidades.
Além disso, o astrônomo sugere que o observador fique deitado, ao menos durante 1 hora, para poder observar um número razoável de meteoros.