Saiba mais sobre os benefícios oferecidos pelo ID Jovem

Carteira é feita para jovens com 15 a 29 anos de famílias com renda mensal de até dois salários mínimos

© Divulgação/Ministério dos Transportes

Brasil juventude 23/10/17 POR Notícias Ao Minuto

Meia-entrada em eventos e no cinema, viajar de graça ou pagando menos e gratuidade na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O ID Jovem do Governo do Brasil garante todos esses benefícios a 18 milhões de jovens de baixa renda de 15 a 29 anos, que podem emitir a carteira pela internet e também por smartphones.

PUB

A estudante de Direito Carla Cristina Jesus dos Santos, 25 anos, já utilizou o benefício diversas vezes para viajar de Itumbiara (GO) para outros estados. Por meio do ID Joivem, a universitária já viajou para São Paulo (SP), Curitiba (PR), Blumenau (SC), Florianópolis (SC) e Rio de Janeiro (RJ), além de aliviar o custo de idas que ela faz mensalmente a Uberlândia (MG).

+ Semana de combate ao Aedes aegypti mobiliza milhares de instituições

“Fiquei sabendo no ano passado do projeto. Fui até o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da minha cidade e criei o Número de Identificação Social (NIS). Poucos dias depois consegui gerar a carteira”, lembra. “É algo magnífico, que nos proporciona conhecer novas culturas, cidades lindas, além de visitar familiares e amigos de longe”, comemora Carla.

Segundo a lei, a carteira dá direito à meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos, como salas de cinema, teatros, espetáculos musicais e circenses, além de eventos educativos, de esporte, de lazer e entretenimento em todo o País, realizados em locais públicos ou privados.

Também são reservadas aos jovens cadastrados duas vagas gratuitas e duas vagas com desconto de 50%, depois de esgotadas as grátis, no transporte interestadual. Nas inscrições do Enem 2017, os participantes do ID Jovem conseguiram ainda o direito de não pagar a inscrição, informando o NIS na hora do cadastro.

Regras

O benefício é voltado para jovens com 15 a 29 anos de famílias com renda mensal de até dois salários mínimos. É necessário ainda estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com informações atualizadas há pelo menos 24 meses. O passo a passo da emissão pode ser acessado no portal do Governo do Brasil.

Caravana

Desde março deste ano, a Caravana ID Jovem, que divulga o benefício para os brasileiros, já passou em 23 unidades federativas: todos os estados do Sul e do Sudeste; Amapá, Tocantins, Acre, Rondônia e Pará, no Norte; Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso do Sul, no Centro-Oeste; e Ceará, Piauí, Maranhão, Paraíba, Bahia, Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe, no Nordeste. Com informações do Portal Brasil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Escândalo Há 20 Horas

Diddy teria obrigado funcionário a limpar "sangue e urina" das orgias

mundo Cazaquistão Há 20 Horas

Homem que filmou despedida à mulher durante queda de avião sobreviveu

economia Aposentados Há 15 Horas

Aposentadorias do INSS com reajuste serão pagas entre 27 de janeiro e 3 de fevereiro

brasil Urgência Há 19 Horas

Avião da Latam declara emergência após decolar de Brasília e faz pouso forçado

fama Despedida Há 13 Horas

Familiares e amigos se despedem de Ney Latorraca

esporte Violência Há 13 Horas

Cunhado da irmã de Endrick, do Real Madrid, é morto a tiros no Distrito Federal

economia Trabalhadores Há 21 Horas

Salário mínimo subirá R$ 106 e novo valor passará a ser de R$ 1.518 a partir de 1º de janeiro

fama Saúde Há 21 Horas

Preta Gil continua na UTI, mas apresenta melhora e já se alimenta por via oral

fama Ariana Grande Há 19 Horas

Sete anos depois da tragédia em Manchester, Ariana Grande faz doação

economia Trabalho escravo Há 20 Horas

Operários resgatados na BYD na Bahia devem voltar à China em janeiro