Juiz autoriza transferência de Cabral para presídio federal

Pedido foi feito pelo Ministério Público Federal, durante interrogatório com discussões ásperas entre o ex-governador e Marcelo Bretas

© Getty Images / Ian Walton

Política Prevenção 23/10/17 POR Folhapress

O juiz Marcelo Bretas determinou a transferência do ex-governador Sérgio Cabral (PMDB) para um presídio federal. A decisão foi tomada em razão de declarações dadas nesta segunda-feira (23) em depoimento à Justiça Federal.

PUB

Em interrogatório, Cabral mencionou familiares do magistrado em seu depoimento.Cabral prestava depoimento na ação penal em que é acusado de comprar R$ 4,5 milhões na H. Stern para lavar dinheiro de propina. O peemedebista afirmou que seria "burrice" branquear recursos desta forma porque as peças perdem valor assim que saem das lojas.

Neste momento, Cabral mencionou a família de Bretas. "O senhor sabe bem disso. Soube que sua família é do ramo de bijuterias", afirmou.

O procurador Sérgio Pinel afirmou que o peemedebista teve acesso a "informações indevidas dentro da cadeia". "Ele mencionou que recebe informações, inclusive sobre a família do magistrado. Por isso pedimos a transferência para um presídio federal sem que tenha acesso a informações que possam impactar no processo. Local em que possa ficar absolutamente separados de informações vindas de fora da prisão", disse Pinel.

+ Temer se reúne com aliados para articular votação favorável

+ Dilma traiu seu eleitorado, diz Lula a jornal espanhol

Na mesma audiência, Bretas concordou com o pedido. Ele chegou a mencionar que poderia considerar a menção à família uma "ameaça velada".

"É inusual. Ainda que levemente e sutilmente possa obstacularizar as investigações, concordo com o Ministério Público", disse o magistrado.

O advogado considerou "arbitrária" a decisão. Afirmou que a Procuradoria não poderia usar uma declaração do réu para prejudicá-lo e disse que a menção à família foi, no máximo, "uma fala infeliz".

A informação sobre a família de Bretas foi publicada em jornais, como a Folha de S.Paulo. Um dos irmãos do magistrado tem loja de bijuterias no Saara, mercado popular no centro do Rio.

DISCUSSÃO

O primeiro interrogatório do ex-governador após ser condenado pelo juiz Marcelo Bretas foi marcado por áspera discussão entre o político, preso há 11 meses, e o magistrado.O peemedebista afirmou a Bretas que o magistrado está usando o caso para "gerar uma projeção pessoal"."O senhor está encontrando em mim uma possibilidade de gerar projeção pessoal e fazendo um calvário", disse Cabral a Bretas, que o repreendeu.Bretas já condenou Cabral em dois processo, num total de 58 anos. O ex-governador tem ainda uma condenação proferida pelo juiz Sérgio Moro a 14 anos de prisão. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Investigação Há 12 Horas

Laudo aponta que míssil da Rússia derrubou avião no Cazaquistão

fama Luto Há 15 Horas

Morre ator Ney Latorraca, aos 80 anos

fama Bebê Há 18 Horas

Neymar será pai pela quarta vez e terá segunda filha com Bruna Biancardi

fama Festas Há 17 Horas

Filho de Leonardo, João Guilherme dispensa Natal do pai e passa com Xuxa

fama Emergência Médica Há 10 Horas

Internado na UTI, saiba quem é Toguro, influencer indiciado por homicídio

mundo Cazaquistão Há 16 Horas

Nevoeiro, aves, míssil russo… O que se sabe sobre a queda de avião?

mundo Avião Há 16 Horas

Corpo é encontrado no trem de pouso de avião no Havai

lifestyle Saúde Há 16 Horas

Nariz entupido? Saiba como resolver este incômodo

fama Tragédia Há 9 Horas

Ator de 'Baby Driver', Hudson Meek, morre aos 16 anos

politica Justiça Há 17 Horas

Chefe da PM responsável pela Esplanada sugeriu combinar defesa sobre 8/1