Dia Mundial da Pasta: conheça benefícios do alimento

Especialista diz que consumo ajuda a emagrecer e a dormir melhor

© iStock

Lifestyle Comida 25/10/17 POR ANSA

No Dia Mundial da Pasta, celebrado nesta quarta-feira (25) em todo o mundo, uma boa notícia para os amantes do alimento: ele torna as pessoas mais felizes, ajuda no emagrecimento e ainda proporciona um sono melhor. "Basta com os falsos mitos sobre a pasta. Não é verdade, por exemplo, que não se pode comê-la à noite. Ela ainda estimula a tireoide e faz muito bem ao humor", diz a endocrinologista e nutricionista italiana Serena Missori.

PUB

A especialista deu dicas para quem quer incluir o alimento na dieta de maneira saudável, tornando o consumo de massas um "prazer gastronômico". Segundo Missori, é indicado sempre privilegiar a pasta do tipo "grano duro", sendo ainda melhor se for a opção integral. Já o "spaghetti" é o mais saudável dos tipos de pasta porque contém um índice glicêmico menor e pode ser usado para quem quer perder peso.

+ Lavar o arroz faz o grão perder nutrientes, diz Proteste

A especialista ainda destaca que o consumo da massa muito cozida não deve ocorrer por ser menos saudável. Quando a massa está "al dente", ela contém um menor índice de açúcar e dá mais saciedade, evitando um consumo excessivo do alimento. Ainda de acordo com a endocrinologista, tanto a versão de um espaguete com óleo extravirgem ou uma tradicional carbonara são saudáveis - já que a última dá um "impulso ao consumo de proteínas", além de estimular a tireoide.

A pasta também pode ser consumida à noite, especialmente, em dias em que as pessoas estão estressadas, sofrendo com insônia e, no caso das mulheres, se estão enfrentando a menopausa ou a famosa tensão pré-menstrual (TPM). Isso porque a massa favorece a síntese da serotonina e de melatonina, fazendo com que o corpo absorva melhor o triptofano e cause um melhor relaxamento, além de favorecer o sono.

Se as pessoas estão relaxadas, os hormônios do estresse são reduzidos, entre os quais o cortisol, que favorece ao aumento de peso. Já a quantidade de vezes que o alimento deve ser consumido varia de pessoa para pessoa, mas a boa notícia é que a pasta pode ser incluída com frequência na dieta. Para quem tem a doença celíaca ou sensibilidade ao glúten, uma boa notícia: o consumo de massas feitas de arroz, quinoa ou sarraceno também tem muitos benefícios, desde que sempre cozida "al dente" e associada a verduras e legumes. Com informações da Ansa.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 16 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 19 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 22 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 18 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 20 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 20 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 19 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 19 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 20 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria Há 21 Horas

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad