Grêmio vence o Barcelona por 3 a 0 e se aproxima da final

Com domínio completo dos gremistas, a torcida do Barcelona começou a deixar o Monumental aos 29 minutos

© REUTERS/Daniel Tapia

Esporte Libertadores 26/10/17 POR Folhapress

O Grêmio contou com atuações inspiradas de Edílson e Luan para dar um grande passo rumo à final da Copa Libertadores. A equipe derrotou o Barcelona de Guaiaquil por 3 a 0, nesta quarta (25), no Equador, e construiu uma vantagem confortável para o jogo da volta das semifinais, marcado para o dia 1, em Porto Alegre.

PUB

Com o resultado, o time comandado pelo ídolo Renato Gaúcho se classificará para a decisão se perder por até dois gols de diferença em sua arena. O time não disputa a final do torneio desde 2007, quando foi derrotado pelo Boca Juniors.

A última vez que o Brasil teve um time na final da Libertadores foi em 2013. Na ocasião, o Atlético-MG derrotou o Olímpia, do Paraguai, nos pênaltis, e conquistou o título da competição.

Diante de um estádio Monumental lotado, o Barcelona tentou tomar a iniciativa no início da partida, mas logo perdeu o controle para o Grêmio. Em nenhum momento os equatorianos lembraram o time que eliminou Palmeiras e Santos nas fases anteriores do torneio.

Aos sete minutos, Cortez avançou pela esquerda e limpou o marcador antes de cruzar rasteiro. A defesa não conseguiu afastar e deu espaço para Luan marcar o primeiro gol do jogo. A finalização, de primeira, desviou em um marcador do Barcelona e saiu do alcance do goleiro Banguera.

Com a vantagem no placar, o Grêmio se manteve consistente e freou as tímidas investidas do Barcelona. Uma cobrança de falta, aos 20 minutos, deixou o time ainda mais confortável. Edílson chutou forte e acertou o canto direito do goleiro, que nem sequer pulou na bola para tentar evitar o gol.

Aos poucos o Barcelona ganhou espaço em campo, mas não conseguiu criar chances que pudessem incomodar a defesa gremista. Aos 34 minutos, o atacante Ariel foi derrubado por Kannemann e pediu o pênalti. O árbitro ignorou as reclamações e não marcou nada.

O Barcelona retornou para o segundo tempo com duas alterações ofensivas. Os atacantes Marcos Caicedo e Ayoví entraram nos lugares de Washington Vera e Esterilla, respectivamente.

A mudança surtiu efeito. Caicedo imprimiu velocidade ao ataque equatoriano e, logo no primeiro minuto, acertou passe para Damián Díaz dentro da área. O jogador tentou a conclusão de calcanhar e parou em defesa de Marcelo Grohe.

O goleiro gremista operou um milagre poucos minutos depois. Ariel recebeu passe de Damián Díaz e finalizou com força de dentro da pequena área. Mesmo à queima-roupa, Grohe saltou e conseguiu espalmar.

O Grêmio se recuperou do susto e consolidou a vitória aos seis minutos da etapa final. Edílson se livrou da marcação pela direita e cruzou para Luan marcar o terceiro gol da equipe na partida.

Edílson sentiu uma lesão na coxa logo após o gol e precisou ser substituído por Léo Moura. O Barcelona, em busca de inspiração, trocou Ariel por Erick Castillo.

Com domínio completo dos gremistas, a torcida do Barcelona começou a deixar o Monumental aos 29 minutos.Luan, livre de marcação, quase deu início a uma goleada aos 33 minutos. O atacante recebeu a bola de Léo Moura e tentou buscar o ângulo de Banguera, mas o chute saiu por cima do gol.

Na sequência, Lucas Barrios caiu no gramado e precisou ser substituído. O técnico Renato Gaúcho aproveitou a tranquilidade do jogo e promoveu a estreia de Cícero, contratado pelo Grêmio no final de setembro.

Nos minutos finais, o próprio Cícero recebeu na entrada da área e chutou de forma displicente, por cima do gol. (Folhapress)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 14 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 13 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 7 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 14 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Condenados Há 22 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

fama Realeza britânica Há 6 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

brasil Tragédia Há 14 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Emergência Médica Há 15 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

fama Hollywood Há 9 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

brasil Tragédia Há 14 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos