© Divulgação
A Caleidos Cia de Dança vai apresentar, neste fim de semana (28 e 29 de outubro), o espetáculo 'Coreô', definido como “uma dança em jogo e um jogo em cena”. Neste trabalho, os bailarinos compartilham com o público propostas que podem ser jogadas ou assistidas, criando cenas em tempo real a partir de jogos que proporcionam dança.
PUB
+ Críticos de cinema alertam sobre imediatismo e pressão na web
Em “Coreô” os jogos que proporcionam dança e criam as cenas são propostos por meio de combinados que são apresentados verbalmente ao público. Os participantes que quiserem jogar a cena com os bailarinos assumem o espaço de dança e constroem em tempo real o espetáculo.
O programa será apresentado em duas versões: no Teatro Cacilda Becker, às 16h, mais voltado para crianças, e na sede do Instituto Caleidos, na Lapa, às 19h, direcionado a jovens e adultos. Em ambas as apresentações a proposta é a mesma: convidar para o palco as crianças ou jovens e os pais ou avós para que todos participem juntos de um processo lúdico e criativo.
“Em geral, nossos trabalhos não têm uma faixa etária determinada. Para nós é mais interessante quando a família inteira está junta no palco dançando. Pois não se trata de uma arte ‘para’ a criança, mas sim de uma arte ‘com’ a criança, que inclui a criança junto com o pai, ou com a avó, ou com o irmão mais velho”, conta a diretora do Caleidos, Isabel Marques.
“Nosso trabalho aposta em criar a dança junto com a criança e, neste processo interativo, trabalhar o empoderamento do corpo infantil. Deixar a criança saber que ela pode criar, que ela pode participar e que ela tem voz. Acreditamos na capacidade da criança de refletir, de problematizar e de pensar e de ter suas próprias ideias e danças”, diz a diretora. Os espetáculos interativos criam um diálogo com as crianças e com o público. As crianças são sempre convidadas e dançar com a companhia.
O Caleidos já tem 23 trabalhos com pesquisa contínua com a interação, muito influenciada com as teorias de Paulo Freire no sentido de criar um diálogo entre os artistas e o público - no caso, o público infanto-juvenil e seus familiares/adultos.
“Vemos a dança como uma possibilidade de leitura do mundo. Como eu enxergo o mundo, como eu penso o mundo e como crítico o mundo a partir da experiência de dança. Nossa proposta de dança é pensar o ser humano como um criador de dança e, portanto, um cocriador do mundo” conclui Isabel.
SERVIÇO
O que: espetáculo "COREÔ" – uma dança em jogo e um jogo em cena
Quando: Dias 28 e 29 de outubro, sábado e domingo, às 16h
Onde: No Teatro Cacilda Becker, à rua Tito, 295, na Lapa, em São Paulo.
Classificação etária: LIVRE – para toda a família (voltado para crianças)
Quanto: inteira R$ 16,00 e meia entrada R$ 8,00
Capacidade: 50 lugares
Informações: (11) 3864-4513