© Bruno Kelly/Reuters
Um barco do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foi incendiado neste sábado (28) em um ataque de represália à operação contra o garimpo ilegal no Amazonas.
PUB
Na última sexta-feira (27) prédios do ICMBio e do Instituo Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) também foram incendiados em ação criminosa.
Barco do ICMBio incendiado na manhã deste sábado (28) por garimpeiros, no Rio Madeira, em Humaitá (AM). Mais em https://t.co/q3st3Vf0aj pic.twitter.com/FPyRrA4bJm
— Altino Machado (@AltinoMachado) 28 de outubro de 2017
A polícia suspeita de que os ataques tenham sido cometidos por garimpeiros que se revoltaram após terem algumas de suas balsas incendiadas.
Funcionários do Ibama que atuavam na cidade deixaram o município escoltados por policiais. A segurança em Humaitá, no Amazonas, foi reforçada após os ataques.
Imagens divulgadas nas redes sociais mostras garimpeiros comemorando após atear fogo contra instalação do Ibama.
Garimpeiros comemoram danos causados pelo fogo que atearam no prédio do ICMBio/Ibama em Humaitá (AM) pic.twitter.com/4hPuYbq00r
— Altino Machado (@AltinoMachado) 28 de outubro de 2017Os ataques acontecem em meio à operação Ouro Fino, realizada pelo ICMBio e Ibama, que busca apreender balsas que atuam na extração irregular de ouro em áreas de proteção ambiental. Com informações da Sputnik News.