Alckmin tenta desfazer imagem de político 'frio'

Assessores elaboram estratégias para torná-lo um líder mais próximo do povo, com mensagens acessíveis e sem empolamento

© Paulo Whitaker / Reuters

Política tucano 29/10/17 POR Folhapress

A equipe de comunicação do governador Geraldo Alckmin (PSDB) reconhece internamente que um dos maiores problemas de marketing do tucano, senão o principal, é a imagem de político "frio" e "distante das pessoas".

PUB

Em conversas privadas, assessores elaboram estratégias para torná-lo um líder mais próximo do povo, com mensagens acessíveis e sem empolamento. Um auxiliar usou a gíria "tamo junto" para definir a linguagem ideal.

O tucano trabalha para viabilizar sua candidatura à Presidência no ano que vem.

Seus auxiliares propõem explorar em peças publicitárias do governo a gestão econômica do Estado como comprovação de sua capacidade para administrar o Brasil.

Acham necessário, no entanto, reforçar a ideia de que São Paulo não quer se isolar do resto do país com sua potência econômica nem se coloca como superior a outras regiões menos desenvolvidas.

Ao contrário, dizem os assessores, é preciso enfatizar a miscigenação presente no Estado, com a presença de pessoas e características de todas as regiões do país.

Com esse pano de fundo, Alckmin será apresentado como a grande liderança da "locomotiva nacional", um microcosmo brasileiro, projetando-o para a disputa presidencial. Será trabalhada a ideia de que o tucano é alguém que naturalmente está perto do povo, porque é simples como a população e tem costumes humildes similares.

+ 98% das menções ao PSDB nas redes sociais são negativas, diz pesquisa

HÁBITOS SIMPLES

A estratégia discutida recentemente está em sintonia com textos e vídeos veiculados no site que foi ao ar nesta semana para lançar a pré-campanha do governador paulista a presidente.

Na apresentação de sua biografia no site, Alckmin é definido como "uma pessoa de hábitos simples. Católico, herdou de seu pai sua fé e sua confiança nos valores humanos e religiosos".

Em um dos vídeos exibidos na página, o tucano é apresentado como "um cara próximo das pessoas". No depoimento, ele diz: "Adoro as pessoas, sinto falta das pessoas, gosto desse contato".

Já uma marca registrada de Alckmin, as paradas em botequins para tomar café depois de agendas públicas fora do Palácio dos Bandeirantes têm potencial para serem exploradas eleitoralmente.

"O cafezinho é para dar uma relaxada, ouve um pouco, bate um papo", diz o governador em vídeo. "Brinco com o Chiquinho [Pereira], que preside o Sindicado dos Padeiros de SP. Digo: 'Se disputar com você, sou capaz de ganhar, porque conheço mais padarias que você'."

Os marqueteiros ligados a Alckmin têm mostrado confiança em sua candidatura, em momento de desgaste do prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), que, na avaliação deles, açodou-se ao buscar projeção. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 13 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 13 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 6 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 13 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Condenados Há 21 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

brasil Tragédia Há 14 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Emergência Médica Há 14 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

fama Realeza britânica Há 6 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

brasil Tragédia Há 13 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

fama Hollywood Há 9 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio