Alemanha dá nome de Anne Frank a trem e gera polêmica

Fundação Anne Frank classificou iniciativa como controversa

© REUTERS/Ralph Orlowski

Mundo Deutsche Bahn 31/10/17 POR Notícias Ao Minuto

A empresa ferroviária alemã Deutsche Bahn se tornou alvo de duras críticas após ter batizado um trem-bala de Anne Frank, o nome da adolescente judia cujo diário escrito durante a Segunda Guerra se tornou um best-seller mundial. A iniciativa da estatal faz parte da campanha que vai dar o nome de alemães famosos, escolhidos em pesquisa, a 25 novos trens-bala. No entanto, a polêmica se deu porque Anne foi levada de Amsterdã para o campo de concentração nazista, onde morreu, em um trem.   

PUB

Em nota, a Fundação Anne Frank disse que a "homenagem" é "um tema que leva a controvérsias" e faz lembrar as deportações.    "Essa relação é dolorosa para pessoas que conviveram com as deportações e causa novas dores naqueles que precisam conviver com as consequências. Mas entendemos que iniciativas como essa costumar ter boas intenções", ponderou a fundação.   

+ Aliado de Theresa May pode ser investigado por 'conduta inadequada'

Segundo a porta-voz da Deutsche Bahn, Antje Neubauer, Anne Frank é "um símbolo da tolerância e representa a pacífica coexistência de diferentes culturas, o que é muito importante em tempo como os atuais".   

Nas redes sociais, a ideia foi classificada como insensível e de mau gosto já que muitos judeus foram enviados para o extermínio em campos de concentração em trens da Deutsche Reichsbahn, antecessora da Deutsche Bahn.    O "Diário de Anne Frank" foi publicado em 1947, sendo traduzido para 50 idiomas. A jovem alemã morreu em 1945 no campo de concentração de Elsen, quando tinha 15 anos.   

+ FBI libera divulgação de últimos documentos sobre JFK

Recentemente, o ex-agente do FBI Vincent Pankoke, que formou uma equipe com 20 especialistas para tentar responder algumas dúvidas sobre a morte de Anne Frank, anunciou que a investigação será retomada. Na última sexta-feira (27), a empresa estatal anunciou que os trens ainda terão nomes de personalidades como Albert Einstein, a atriz e cantora Marlene Dietrich, o casal Hans e Sophie Scholl, dissidentes que lutaram contra o nazismo, o teólogo Dietrich Bonhoeffer, a filósofa Hannah Arendt.   

Além deles, serão homenageados o compositor Ludwing van Beethoven, o escritor Thomas Mann e o filósofo e sociólogo Karl Marx, que também foi alvo de polêmica. Entre as piadas feitas pelos internautas está a pergunta se vai haver divisões por classes no trem que leva o nome do principal teórico do comunismo. Com informações da Ansa. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 13 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 13 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 6 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 13 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Condenados Há 21 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

brasil Tragédia Há 14 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Emergência Médica Há 14 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

fama Realeza britânica Há 6 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

brasil Tragédia Há 13 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

fama Hollywood Há 9 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio