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Três em cada dez brasileiros pretendem aproveitar os descontos da Black Friday para ir às compras, mostra pesquisa do SerasaConsumidor divulgada nesta terça-feira (31). As ofertas são realizadas tradicionalmente na última sexta-feira do mês de novembro, que, neste ano, cai no dia 24.
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De acordo com o levantamento, 90% dos entrevistados estão esperançosos em relação aos preços e acreditam que vão encontrar boas promoções. Eletroeletrônicos são os itens mais desejados pelos consumidores, com 37% da preferência; seguido por roupas, calçados e acessórios, com 21%; telefonia, com 18%; informática, com 14%; e viagens, com 6%. Outros itens totalizam 5% da intenção de compra na data.
De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a expectativa é que R$ 2,5 bilhões sejam movimentados em 24 horas de ação promocional.
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Sobre os valores das compras, 41% dos consumidores entrevistados responderam que pretendem gastar mais que R$ 100. Sendo que 28% disseram que o gasto será entre R$ 201 e R$ 999; 11% pretendem gastar entre R$ 101 e R$ 200; e 12% optam por valores entre R$ 51 a R$ 100. Apenas 5% afirmaram ter intenção de gastar até R$ 50.
Os consumidores foram questionados sobre o valor a ser disponibilizada para a data e 41% dos entrevistados, ou seja, 41% pretende gastar mais que R$ 100. Outros 28% disseram que o gasto será de R$ 201 até R$ 999 na data. Já os consumidores que pretendem gastar entre R$ 101 e R$ 200 totalizam 11%, e 12% opta por valores entre R$ 51 a R$ 100. Apenas 5% afirmaram ter intenção de gastar até R$ 50.
Dos entrevistados pelo SerasaConsumidor , 72% afirmaram que pretendem comprar em loja física; 27% pela internet e 1% não soube responder em qual canal fará a aquisição de produtos.
“O consumidor está cada vez mais atento aos sites nos quais efetua suas compras durante a Black Friday. Por isso, é essencial que os e-commerces sérios tenham um certificado de segurança, que é aquele que garante que o endereço começará com https, e não apenas http”, explicou u em nota o diretor de certificação digital da Serasa Experian, Mauricio Balassiano ao "Brasil Econômico".
Para a pesquisa, foram entrevistados 4.301 pessoas em todo o país, entre os dias 17 e 24 de outubro.