Ministro diz que críticas à segurança do Rio tiveram reações 'normais'

Ministro da Justiça diz que críticas à segurança do Rio tiveram reações 'normais'

© RUTERS/Ueslei Marcelino

Brasil TORQUATO JARDIM 01/11/17 POR Folhapress

O ministro da Justiça, Torquato Jardim, reafirmou nesta quarta-feira (1º), em Brasília, declarações dadas à imprensa nos últimos dias sobre a segurança no estado do Rio de Janeiro.

PUB

Durante encontro com a presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministra Cármen Lúcia, e o ministro da Educação, Mendonça Filho, Jardim classificou como "normais" as reações contrárias às seus apontamentos. As informações são da Agência Brasil.

+ Pezão vai à Justiça contra Torquato Jardim

"Sobre o Rio de Janeiro, não sei, já falei o que tinha que falar. Nenhuma reclamação. Reações são normais", resumiu o ministro.

Em entrevista ao jornal carioca "O Globo", publicada nesta quarta, o ministro disse que o comando da PM (Polícia Militar) fluminense estaria fazendo acertos com o crime organizado, retrocedendo a situação da segurança pública no Rio a um estado semelhante ao retratado nos filmes Tropa de Elite 1 e 2.

Torquato Jardim ainda havia afirmado na terça (31) que o comando de batalhões da PM do Rio seria definido por "acerto com deputado estadual e o crime organizado".

As acusações do ministro foram alvo de reações de deputados estaduais do Rio. O presidente da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio), Jorge Picciani (PMDB), disse que há mais de uma década não existe interferência do crime organizado na segurança estadual.

"A declaração é de quem não tem nenhum conhecimento, de quem é irresponsável e de quem age com má-fé", afirmou Picciani.

Em nota divulgada na terça, o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, também rebateu as declarações do ministro. Pezão afirmou que o governo estadual e o comando da PM não negociam com criminosos.

Na entrevista ao "O Globo" desta quarta, Torquato respondeu a Pezão afirmando ter "melhor memória" ao se lembrar de ter discutido o tema com o governador. O ministro assegurou haver "todo um serviço de inteligência" que atesta suas declarações.

REUNIÃO NO STF

O encontro de Jardim com a ministra do STF Cármen Lúcia e o ministro da Educação, Mendonça Filho, se deu para discutir a implantação do método de Apac (Associação para a Proteção e Assistência aos Condenados) no país.

Um modelo de Apac, feito em parceria com o CNJ (Conselho Nacional de Justiça ), funciona na cidade de Itaúna (MG) e, segundo Mendonça Filho, essa experiência deve servir para a implantação de novas unidades pelo país. A primeira será em Fortaleza, disse o ministro da Educação.

O dinheiro para a ampliação do projeto virá do Funpen (Fundo Penitenciário Nacional), confirmou Torquato. "O papel do Ministério da Justiça nesse notável projeto é primeiro encontrar justificativa legal para o Fundo Penitenciário", disse o ministro.

Ele ainda ressaltou que a recente medida provisória que modificou as destinações do Funpen prevê "inequivocamente" a aplicação de recursos em projetos sociais.

A Apac é um modelo de ressocialização de pessoas condenadas pela justiça criado em 1972 em São José dos Campos (SP), em que os detentos ficam submetidos a um regime menos rígido e contam com trabalho em tempo integral e aulas de ensino fundamental e médio. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica BOLSONARO-JUSTIÇA Há 17 Horas

Bolsonaro terá benefício em prescrição de crimes ao fazer 70 anos em 2025

fama Uberlândia Há 14 Horas

Influenciadora morre arrastada por enchente em Minas Gerais

fama Beto Barbosa Há 18 Horas

Beto Barbosa é criticado por ter se casado com adolescente de 15 anos

lifestyle Aquecimento global Há 20 Horas

Aproveite bem o chocolate: Ele e outros alimentos podem estar com os dias contados

fama Kate Cassidy Há 14 Horas

Namorada se revolta com resgate de Liam Payne: 'Poderia ser salvo'

fama Redes Sociais Há 17 Horas

Jojo Todynho vira garota-propaganda da Havan, que ironiza 'cancelamento'

fama Paris Hilton Há 20 Horas

Paris Hilton diz que nunca se submeteu a procedimentos estéticos

mundo autobiografia Há 19 Horas

Angela Merkel relembra episódio em que Putin soltou cadela numa reunião

lifestyle Cuidados com os cabelos Há 21 Horas

Shampoo: Precisa mesmo? Entenda a tendência de não lavar o cabelo

fama Ilhas Há 15 Horas

Famosos e suas ilhas privadas: Quem é o dono de um refúgio brasileiro?