Presidentes do Peru e da Argentina pedem eleições na Venezuela

Mauricio Macri, da Argentina, e Pedro Pablo Kuczynski, do Peru, voltaram a expressar sua preocupação com relação à crise no país

© Reuters

Mundo Crise política 03/11/17 POR Folhapress

Em reunião na manhã desta sexta-feira (3), na Casa Rosada, em Buenos Aires, os presidentes da Argentina, Mauricio Macri, e do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, voltaram a expressar sua preocupação com relação à crise na Venezuela.

PUB

+ Espanha emite mandado de prisão para presidente destituído da Catalunha

"Passam as semanas e os meses e estamos vendo que a situação está cada vez pior. Queremos reforçar nosso pedido pelo respeito aos direitos humanos e para que haja uma eleição livre e transparente de maneira rápida no país", disse Macri.

Kuczynski acrescentou que "a América Latina é uma democracia e não podemos deixar que casos como este atrapalhe nosso caminho de integração com o mundo, sempre baseada na liberdade e na democracia".

Os dois mandatários assinaram tratados de cooperação nas áreas econômica, cultural e de segurança. Conversaram, também, sobre a "necessária aproximação do Mercosul com a Aliança do Pacífico", segundo as palavras do presidente argentino.

Macri disse que a presença de uma representação do Peru no encontro da OMC (Organização Mundial do Comércio), que se realizará em Buenos Aires, em dezembro, "será um importante passo no sentido dessa aproximação".

Apesar de haver, no mesmo momento do encontro dos dois mandatários, um protesto do lado de fora da Casa Rosada, promovido por centrais sindicais contra a reforma trabalhista, o presidente peruano elogiou o que viu desde que desembarcou no país, no começo da manhã.

"É impressionante ver as obras novas e os empreendimentos de seu governo, principalmente na área de Puerto Madero", disse o peruano.

O argentino, ainda demonstrando o mesmo bom humor desde dia em que sua coligação (Mudemos) obteve uma vitória nas eleições legislativas do último dia 22, também comemorou que "acabou a nossa agonia também no futebol. Nós já estamos classificados e o Peru certamente passará pela repescagem", brincou. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Polícia Federal Há 9 Horas

Bolsonaro pode ser preso por plano de golpe? Entenda

esporte Indefinição Há 9 Horas

Qual será o próximo destino de Neymar?

brasil Brasil Há 5 Horas

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo

economia Carrefour Há 7 Horas

Se não serve ao francês, não vai servir aos brasileiros, diz Fávaro, sobre decisão do Carrefour

fama MAIDÊ-MAHL Há 10 Horas

Polícia encerra inquérito sobre Maidê Mahl; atriz continua internada

justica Itaúna Há 9 Horas

Homem branco oferece R$ 10 para agredir homem negro com cintadas em MG

fama Segunda chance Há 22 Horas

Famosos que sobreviveram a experiências de quase morte

esporte Campeonato Brasileiro Há 23 Horas

Veja o que o São Paulo precisa fazer para se garantir na Libertadores de 2025

brasil São Paulo Há 10 Horas

Menina de 6 anos é atropelada e arrastada por carro em SP; condutor fugiu

fama Documentário Há 1 Hora

Diagnosticado com demência, filme conta a história Maurício Kubrusly