No Japão, Trump avisa à Coreia do Norte: 'ninguém deve nos subestimar'

No Japão, Trump dá recado à Coreia do Norte: 'ninguém deve nos subestimar'

© Kim Kyung Hoon/Reuters

Mundo recado 05/11/17 POR Folhapress

O presidente Donald Trump advertiu, neste domingo (5), que "nenhum ditador" deveria subestimar os Estados Unidos, em uma alusão quase explícita à Coreia do Norte, que se apresenta como tema dominante de sua viagem à Ásia, que começou pelo Japão.

PUB

"Ninguém, nenhum ditador, nenhum regime deveria subestimar a determinação dos EUA", disse Trump diante de soldados americanos e japoneses na base aérea de Yokota, cerca de 40 km a oeste de Tóquio, em sua chegada ao Japão neste domingo.

+ Tufão Damrey deixa 19 mortos e rastro de destruição no Vietnã

Trump anunciou aos jornalistas a bordo do Air Force One que espera se reunir com seu homólogo russo, Vladimir Putin, durante a viagem, como parte das tentativas da comunidade internacional de encontrar uma solução para a crise da Coreia do Norte.

"Creio que está previsto um encontro com Putin, claro. Queremos a ajuda de Putin com a Coreia do Norte, e vamos nos reunir com muitos líderes diferentes", disse. A viagem, a primeira de Trump pela região e a mais longa que um presidente americano faz em 25 anos -vai durar cerca de 11 dias- ocorre depois de meses de tensão entre Washington e Pyongyang.

O jornal do partido único no poder na Coreia do Norte, "Jodong Sinnmun", instou Trump a evitar qualquer "declaração irresponsável". "Se os EUA cometem um erro de interpretação a respeito da vontade de ferro da Coreia do Norte, esta se verá obrigada a dar seguimento a um castigo decidido e sem piedade (...), mobilizando todas as suas forças", afirmou o diário em um editorial. Após o Japão, Trump visitará ainda a Coreia do Sul, a China, o Vietnã e as Filipinas.

GOLFE

Trump tentou tranquilizar o premiê Shinzo Abe sobre o compromisso de Washington com a segurança de seu país. Mísseis norte-coreanos sobrevoaram várias vezes a ilha japonesa de Hokkaido, e Pyongyang ameaçou "afundá-la".

"O Japão é um sócio valioso e um aliado crucial" dos EUA", afirmou Trump. Por sua vez, Abe saudou a "visita histórica do presidente" e disse que queria "reforçar ainda mais os vínculos da aliança americano-japonesa".

"Queremos ter tempos de discutir diversos desafios internacionais, o primeiro deles a questão norte-coreana", afirmou diante da imprensa em Tóquio. Nove meses depois de sua primeira partida de golfe, na Flórida, os dois voltaram a se reunir neste domingo em um campo de golfe, no Kasumigaseki Golf Club.

Diante dos meios de comunicação, assinaram dois bonés nos quais se podia ler a frase: "Donald e Abe farão com que a aliança seja ainda mais forte". Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 15 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 18 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 21 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 18 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 19 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 19 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 19 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 18 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 19 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria Há 20 Horas

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad