Tema da redação do Enem 2017 é revelado: formação educacional de surdos

Estudantes deverão escrever sobre Desafios para Formação Educacional de Surdos no Brasil

© pixabay

Brasil Educação 05/11/17 POR Notícias Ao Minuto

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano é Desafios para Formação Educacional de Surdos no Brasil.

PUB

A informação foi divulgada agora há pouco pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em sua conta no Twitter.Este domingo (5) é o primeiro dia de prova do exame, e também terá provas de linguagens e ciências humanas. Os candidatos têm cinco horas e 30 minutos para concluir a prova. O exame começou a ser aplicado às 13h30, no horário de Brasília, para cerca de 6,7 milhões de candidatos em todo o país. O tema deste ano segue a tendência das últimas edições do Enem, que costuma abordar temas sociais. No ano passado, o tema foi Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil. Violência contra a mulher, publicidade infantil, lei seca e movimento imigratório também foram abordados nos últimos anos.

Estrutura O texto da redação do Enem deve ser dissertativo-argumentativo e o candidato deve apresentar uma proposta de solução para o problema proposto, a chamada intervenção. Também deve ser apresentada uma referência textual sobre o tema.

As redações com sete linhas ou menos receberão nota zero. Também serão eliminados candidatos que fugirem totalmente ao tema proposto e os que escreverem impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação.

A proposta de redação do Enem sempre vem acompanhada de textos que podem servir de motivação para que os candidatos elaborem seus próprios textos. No entanto, o estudante não deve se restringir às ideias  apresentadas, copiar trechos ou torná-los parte de sua argumentação.

As redações serão avaliadas de acordo com cinco competências: domínio da norma-padrão da língua escrita, compreensão da proposta da redação e aplicação de conceitos de diversas áreas do conhecimento para desenvolver o tema; capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações para defender um ponto de vista; conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação e elaboração de proposta de intervenção ao problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Neste sábado (4), a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, decidiu manter a decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região que determinou a suspensão da regra que previa a anulação da redação que violasse os direitos humanos. Apesar disso, a competência cinco, que vale 200 pontos, determina que a redação deve ter uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. Esse item não foi modificado pela decisão judicial.

+ Enem: hashtag #ShowDosAtrasados domina o Twitter

Diante da decisão, o MEC e o Inep reforçaram aos participantes do Enem 2017 que não haverá anulação automática da redação que violar os direitos humanos, como previa o edital do Enem. “Continuam em vigor os critérios de correção das cinco competências, conforme estabelecido na Cartilha de Participante - Redação no Enem 2017”, diz nota.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Justiça Há 22 Horas

Ex-bailarina do Faustão tem habeas corpus negado e vai passar o fim de ano na prisão

fama Luto Há 2 Horas

Morre ator Ney Latorraca, aos 80 anos

fama Saúde Há 20 Horas

Filho de Faustão fala sobre a saúde do pai após transplantes

fama Natal Há 21 Horas

Ludmilla e Brunna distribuem cestas básicas em Duque de Caxias

fama Celebridades Há 11 Horas

Por que esses famosos não comemoram o Natal?

fama Família Há 23 Horas

Chay Suede, Iza, Andreia Horta, Justin Bieber e mais famosos que tiveram filhos em 2024

tech Brasil Há 12 Horas

Aplicativo sobre de prevenção de desastres já tem 2 mil downloads

fama Trabalhos Há 19 Horas

Antes da fama: Profissões surpreendentes dos famosos!

esporte Futebol Há 21 Horas

Endrick termina 2024 esquecido no banco após estreia com gols e recordes

fama Festas Há 3 Horas

Filho de Leonardo, João Guilherme dispensa Natal do pai e passa com Xuxa