Ditadura argentina: filhos de genocidas querem testemunhar contra pais

Iniciativa capitaneada pelo coletivo "Histórias Desobedientes e com Erros de Ortografia" vai apresentar projeto de lei nesta terça (7)

© Pixabay

Mundo Mudança 05/11/17 POR Notícias Ao Minuto

A legislação argentina - artigos 178 e 242 - impede que uma pessoa denuncie ou testemunhe contra um parente direto, com exceção para quem for vítima de determinado delito. Mas os filhos dos genocidas da violenta ditadura argentina, que em sua última fase durou entre 1976 e 1983, pretendem revolucionar essa lei. 

PUB

+ Rússia pode instalar base militar em Cuba para conter EUA

Os descendentes de pessoas acusadas de crimes cometidos ao longo dos anos de chumbo vão pedir à Justiça, nesta terça.feira (7), o direito de testemunharem contra os próprios pais. A decisão foi informada na página do coletivo "Histórias Desobedientes e com Erros de Ortografia" no Facebook.

De acordo com informações da France Presse, o grupo foi formado este ano, por iniciativa de mulheres que condenaram publicamente o ato dos seus genitores.

O coletivo seria fruto da mobilização "Ni una menos", que levou às ruas manifestantes envolvidos no lema "pela memória, verdade e justiça" das pessoas sequestradas, torturadas e assassinadas por seus pais nos anos de ditadura.

Tal iniciativa, entretanto, pede uma mudança profunda no Código Processual Penal. Caso o projeto de lei que visa reformar a legislação seja aprovado, pode mudar o curso de diversos julgamentos de crimes contra a humanidade

Hoje estariam em andamento 16 julgamentos por crimes da ditadura na Argentina, regime que teria deixado 30 mil desaparecidos, de acordo com organizações ativistas relacionadas ao tema.

"Essa reforma é para que estas proibições sejam removidas quando se tratar de crimes contra a humanidade, habilitando filhas, filhos, ou familiares de genocidas, que, de forma voluntária, queiram dar seu depoimento e, dessa maneira, contribuir com a causa", informa o coletivo no site, em mensagem traduzida pela France Presse.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Tragédia Há 19 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

fama Realeza britânica Há 2 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Hollywood Há 22 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

mundo Estados Unidos Há 22 Horas

Policial multa sem-abrigo que estava em trabalho de parto na rua nos EUA

esporte Futebol Há 22 Horas

Ex-companheiros ajudam filho de Robinho, que começa a brilhar no Santos

fama Televisão agora mesmo

Fernanda Lima diz que Globo acabou com Amor e Sexo por ser progressista

fama Luxo 23/12/24

Jeff Bezos se casará em Aspen com festa de R$ 3,5 bilhões e convidados famosos

brasil Tragédia Há 21 Horas

Duas mulheres seguem em estado grave após explosão de avião que caiu em Gramado

fama Família Há 21 Horas

Está 24 horas presente, diz Iza sobre Yuri Lima, pai de Nala

fama Confusões Há 20 Horas

Famosos Problemáticos: O que os vizinhos têm a dizer