© Reprodução  / Facebook
O Movimento Respeito às Atrizes e Atores da Bahia se juntou ao Sindicato dos Artistas e Técnicos (Sated-BA) para chamar atenção da Globo para os talentos do estado, protestando contra papeis de figurantes na trama. Os envolvidos escreveram uma carta aberta à emissora, questionando os papeis de destaque de artistas de outros estados, numa trama que se passa na Bahia.
PUB
"Com muita alegria que nós, atores e atrizes da Bahia, recebemos a notícia que nossa terra será mais uma vez cenário de uma produção da emissora, desta vez do autor João Emanuel Carneiro e produção de elenco de Vanessa Veiga. Temos muito orgulho do grande potencial das nossas locações, com suas riquezas naturais e paisagens urbanísticas, do rico terreno em temáticas, do caldeirão cultural em constante ebulição e do berço histórico do nosso país. Mas, sobretudo, nos envaidecemos por nossa gente!", diz a carta.
+ BBB espanhol expulsa rapaz que teria abusado de 'sister' alcoolizada
"Informamos que estamos disponíveis e aptos a compor o elenco principal em sua produção, e não apenas papéis secundários, sem falas e pequenas participações. Temos consciência que lugar de elenco baiano não é na figuração especial", destacou a publicação.
O texto cita nomes de baianos famosos, que hoje fazem sucesso Brasil e mundo afora, como Lázaro Ramos, Wagner Moura, Luís Miranda, dentre outro.
"As atrizes e os atores baianos 'colocam a cara no sol', não se recolhem à sombra e estão preparados para, junto com a sua produção, protagonizar essa história de sucesso que será esta novela com a cara e jeito da Bahia que, com certeza, não deixará de retratar com fidelidade este povo tão cativante e envolvente, do qual nós somos parte e representamos tão bem", diz outro trecho do texto.