Atirador do Texas fugiu de hospital psiquiátrico em 2012

A informação é de um relatório da polícia de El Paso, cidade onde Devin Kelley, à época com 21 anos, foi encontrado

© Reuters

Mundo EUA 07/11/17 POR Folhapress

O atirador que matou 26 pessoas em uma igreja batista no Texas no domingo (5) fugiu de uma instituição psiquiátrica no Novo México, em junho de 2012.

PUB

A informação é de um relatório da polícia de El Paso, cidade onde Devin Kelley, à época com 21 anos, foi encontrado após escapar de um hospital em Santa Teresa.

+ Campus de universidade da Carolina do Sul é fechado após tiros

Segundo o documento, obtido pela emissora KPRC TV de Houston e divulgado nesta terça-feira (7), Kelley foi internado após ser acusado de agredir a mulher e o filho -uma das agressões deixou o bebê com uma fratura no crânio.

O relatório policial afirma que o funcionário do hospital que reportou o desaparecimento de Kelley do hospital avisou que ele "sofria de distúrbios mentais" e que ele "tentava consumar ameaças de morte" contra "seus superiores militares".

Kelley "era um perigo para ele mesmo e outros, pois já havia sido pego contrabandeando armas de fogo para a Base Aérea Holloman". Ele serviu nessa base da Força Aérea dos EUA no Novo México entre 2010 e 2014.

Meses depois, ainda em 2012, Kelley foi condenado por uma corte marcial pelas agressões à mulher e ao filho e foi sentenciado a passar um ano em uma prisão militar. Ele teve a patente reduzida e depois foi dispensado por má conduta.

A polícia disse nesta terça-feira que ainda não tem detalhes sobre a motivação da chacina. Na segunda-feira (6), os investigadores afirmaram que o estopim teria sido uma "situação doméstica" e o atirador não teria tido motivações religiosas ou raciais. O caso não é investigado como terrorismo. O FBI (polícia federal) agora tenta obter informações do celular de Kelley.

Os sogros de Kelley frequentavam a igreja, mas o casal não estava no local no domingo. O atirador matou 23 pessoas dentro da igreja e duas do lado de fora. Outra vítima morreu quando era levada ao hospital. A idade dos mortos vai de 5 a 72 anos. Sutherland Springs, a 48 km de San Antonio, tem menos de 700 habitantes.

"Temos muitos problemas de saúde mental em nosso país, como outros países têm. Mas essa não é uma situação de armas", disse Donald Trump na segunda. O presidente americano se esquivou do debate do controle de armas, que sempre vem à tona nos EUA após chacinas como a do Texas e a de Las Vegas, em outubro, quando 58 pessoas morreram.

Um casal que sobreviveu ao ataque contou nesta terça-feira à rede de TV KSAT, de San Antonio, que o atirador percorreu todas as alas da igreja batista em busca de vítimas para matar.

Rosanne Solis e Joaquin Ramirez estavam sentados próximos à entrada da igreja. Solis afirmou que os fieis começaram a gritar e se jogaram ao chão. Ela disse que podia ver as balas voando e pessoas caindo, ensanguentadas.Por um momento, disse ela, o atirador pareceu parar e ela pensou que a polícia havia chegado. Mas então ele entrou na igreja e voltou a atirar, inclusive em bebês que choravam com o barulho.

O casal sobreviveu após se fingir de morto. Apesar disso, Solis foi atingida no braço e Ramirez teve ferimentos por estilhaços de bala. "O Senhor me salvou porque eu sei que aquele era meu último dia", afirmou Solis. Com informações da Folhapress. 

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica BOLSONARO-PF Há 22 Horas

PF indicia Bolsonaro e mais 36 em investigação de trama golpista

esporte Indefinição Há 7 Horas

Qual será o próximo destino de Neymar?

politica Polícia Federal Há 7 Horas

Bolsonaro pode ser preso por plano de golpe? Entenda

brasil Brasil Há 3 Horas

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 23 Horas

Rússia ataca Ucrânia com míssil criado para guerra nuclear, diz Kiev

fama Oscar Há 23 Horas

Fernanda Torres tem pico de interesse no Google com Oscar e 'Ainda Estou Aqui'

economia Carrefour Há 5 Horas

Se não serve ao francês, não vai servir aos brasileiros, diz Fávaro, sobre decisão do Carrefour

fama Segunda chance Há 20 Horas

Famosos que sobreviveram a experiências de quase morte

justica Itaúna Há 7 Horas

Homem branco oferece R$ 10 para agredir homem negro com cintadas em MG

esporte Campeonato Brasileiro Há 21 Horas

Veja o que o São Paulo precisa fazer para se garantir na Libertadores de 2025