Inflação superar teto da meta traçada pelo BC

Cresce o risco de que a inflação deste ano supere o teto da meta de 6,5% traçada pelo Banco Central. Além do avanço dos preços administrados, que em 2013 tiveram alívio por causa das intervenções do governo - o que não deve se repetir em 2014 -, a desvalorização do câmbio que pode aumentar devido às eleições, os serviços ainda pressionados em razão do vigor do mercado de trabalho e a alta de preços provocada pela Copa são apontados pelos analistas como fatores que podem fazer com que o Índice de

© Reuters

Economia Desvalorização 12/01/14 POR Agencia Estado

A inflação oficial de 2013, apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada na sexta-feira, ficou em 5,91%. Apesar de todo o esforço do governo para conter a alta do índice, o resultado ultrapassou as expectativas do mercado. Também frustrou a meta do próprio governo, que era fechar o ano com IPCA inferior ao de 2012, de 5,84%.

PUB

"O mais provável é que a inflação de 2014 fique acima de 6,5%", afirma o professor da Faculdade Economia e Administração da Universidade de São Paulo, Heron do Carmo. O economista-chefe da MB Associados, Sergio Vale, faz coro com Heron e traça cenário de um IPCA em torno de 6,5% em 2014.

Segundo o economista, o IPCA de 2013 indica um quadro "preocupante" para a inflação neste ano que dificilmente registrará alta de preços inferior à do ano passado. "Temos um IPCA que não está num nível real, está abaixo, e pela necessidade de ajustes nos próximos anos as desonerações vão começar a ser repensadas, o que deve ter impacto nos preços."

Nas previsões da sócia da Tendências Integrada, Alessandra Ribeiro, a inflação deve encerrar 2014 em 6%, sem considerar um reajuste nos combustíveis e nas tarifas de transporte público em São Paulo. O cenário prevê a desaceleração dos preços livres para 6,5% e a aceleração dos administrados para 4,3%. O economista da Rosenberg Associados, Fernando Parmagnani, acredita que o cenário mais provável para a inflação deste ano é abaixo de 6%. De toda forma, ele ressalta que o quadro é "perigoso". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 13 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 16 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 19 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 15 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 17 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 17 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 16 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 16 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 16 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria Há 18 Horas

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad