Chapecoense faz homenagem a vítimas um ano após acidente aéreo

Clube organizou cerimônia fechada para familiares; ministro do Esporte distribuiu medalhas aos sobreviventes

© Francisco Medeiros / Ministério do Esporte

Esporte cerimônia 12/11/17 POR Notícias Ao Minuto

A Chapecoense organizou nesse sábado (11) em Chapecó (SC) uma cerimônia particular para sobreviventes e familiares da vítimas do acidente aéreo que matou 71 pessoas em novembro de 2016.

PUB

O ministro do Esporte, Leonardo Picciani, participou do evento e distribuiu medalhas aos homenageados. No total, 68 famílias participaram do evento. Os agraciados foram chamados de dez em dez e receberam a honraria das mãos do ministro, do presidente da Chapecoense, Plínio David de Nês, do prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, e do deputado federal Celso Maldaner. O zagueiro Neto recebeu a Cruz e o Mérito Desportivo, representando todos os sobreviventes do acidente.

+ Ex-companheiro de Neymar diz ser 'muito melhor' jogar sem ele

“São as duas maiores honrarias do esporte. A entrega tem uma importância muito grande porque essa tragédia se tornou um marco para toda a população”, disse Picciani. “Mas até na tristeza, o esporte consegue levar bons exemplos, como a união, a solidariedade, a compaixão. Foi algo que marcou todo o Brasil, por isso a importância de o país reconhecer e fazer essa homenagem”, disse.

O presidente da Chapecoense, Plínio David de Nês, agradeceu o gesto e a presença do ministro. “Traz um conforto para as famílias, que recebem hoje, num misto de tristeza e alegria, essa honraria como reconhecimento do povo brasileiro àqueles que representaram dignamente o sonho de todo esportista brasileiro”, afirmou.

Relembre

O voo CP2933 da companhia boliviana LaMia, que transportava a delegação da Chapecoense para Medellín, na Colômbia, para a primeira partida da final da Copa Sul-Americana, contra o Club Atlético Nacional, decolou em 28 de novembro de 2016 de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, rumo a Rionegro, na Colômbia. Por volta das 22h (horário local), quando estava a cerca de 30 quilômetros do Aeroporto Internacional José María Córdova, a aeronave declarou emergência elétrica e caiu a poucos quilômetros da pista. Na aeronave viajavam 77 pessoas, entre jogadores, dirigentes, jornalistas e funcionários do clube. Apenas seis passageiros sobreviveram, sendo quatro brasileiros: os atletas Alan Ruschel, Jakson Follmann e Neto; e o jornalista Rafael Henzel. Com informações do Ministério do Esporte.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama PRETA-GIL Há 23 Horas

Madrastra atualiza estado de saúde de Preta Gil e fala em recuperação lenta

brasil BR-116 Há 4 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Vanessa Carvalho Há 4 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

esporte CBF-DENÚNCIAS Há 6 Horas

Presidente da CBF demite diretor que é amigo de Ronaldo por justa causa

mundo EUA Há 3 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 6 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama Patrick Swayze agora mesmo

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

esporte DENÍLSON-JOGADOR agora mesmo

Denílson se despede da Band após 14 anos na emissora

fama Blake Lively Há 23 Horas

Blake Lively processa Justin Baldoni por assédio sexual

tech OpenAI Há 23 Horas

Líder da OpenAI diz que Elon Musk é “claramente um bully”