© Reprodução / Alarabyia
Foi anunciada a descoberta de valas comuns com mais de 400 corpos no distrito de Al Hauiya, local libertado recentemente do controle dos terroristas do Estado Islâmico (EI). O anuncio foi feito neste sábado (11), pelo governador da província de Kirkuk, no norte do Iraque, Rakan Said.
PUB
De acordo com o portal G1, entre os executados, há pessoas vestidas com macacões de cor laranja, com os quais os terroristas costumavam vestir os condenados à morte, e outras com roupas civis.
+ Catalunha: 750 mil vão às ruas pedir liberdade de políticos presos
Os corpos estão distribuídos em cinco covas grandes, segundo o responsável local, que detalhou que a descoberta ocorreu graças a um pastor da região que conduziu as autoridades até o local. Segundo o relato do pastor, os terroristas assassinavam os detidos com disparos, decapitações e ateando fogo.
Said informou que as valas revelam a "barbárie" do EI e pediu ao governo iraquiano e à Comissão de Direitos Humanos que se dirijam ao local onde os corpos foram encontrados para realizar uma análise e identificar às vítimas. As autoridades locais aguardam a chegada de um comitê formado pelos Ministérios da Saúde e do Interior.