© PixaBay
O jornal argentino Gaceta Mercantil publicou que o submarino militar argentino ARA San Juan foi localizado na noite desta sexta-feira (17). Ainda segundo o jornal, o submarino estava a cerca de 300 km ao leste de Puerto Madryn, a aproximadamente 70 km de profundidade.
PUB
De acordo com a publicação, o motivo do desaparecimento teria sido uma explosão em um painel de baterias na proa, que o deixou sem propulsão elétrica. Um grupo criado pela OTAN, terminou por anunciar a localização.
+ Helicóptero do presidente argentino faz pouso de emergência
Uma grande operação de busca estava em andamento, com duas aeronaves e três embarcações e a ajuda do International Submarine Escape and Rescue Liaison Office e até um avião da NASA. A equipe de busca coordena agora uma operação para resgatar os 44 tripulantes.
O submarino saiu de Ushuaia com destino a Mar del Plata, e levava um estoque de comida suficiente para vários dias de viagem. De acordo com o porta-voz da Marinha argentina, Enrique Balbi, era possível que ele terminasse o trajeto mesmo sem conseguir fazer comunicação com a terra firme.