Airbus recebe sinal verde para os satélites gêmeos GRACE-FO

A NASA-JPL e a GFZ continuarão a realizar uma série de medidas vitais do sistema terrestre com os novos satélites na primavera de 2018 no hemisfério norte

© Divulgação

Tech lançamento 20/11/17 POR Notícias Ao Minuto

Depois de uma bem-sucedida campanha de testes de um ano de duração realizados pela Airbus no IABG em Ottobrunn, perto de Munique, os satélites gêmeos GRACE-FO (Gravity Recovery and Climate Experiment Follow-On) em breve viajarão para o seu local de lançamento na Califórnia.

PUB

Durante os testes, os satélites de medição de gravidade, que acompanharão o movimento contínuo da água líquida, gelo e da terra firme devido à mudança de estações da Terra, clima e processos climáticos, terremotos e até atividades humanas, foram submetidos a condições semelhantes às que experimentarão durante o seu lançamento e em sua órbita terrestre baixa. Ambos os satélites, cada um pesando 600 quilos, serão transferidos para o local de lançamento na Base Aérea de Vandenberg na Califórnia em dezembro, para iniciarem os preparativos finais para o lançamento.

+ Astrônomos criam novo método para medir a massa de buracos negros

O projeto é uma parceria do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, na Califórnia, com o Centro Alemão de Pesquisas de Geociências (GFZ, Potsdam). Os satélites de pesquisa GRACE-FO serão lançados em uma órbita polar a uma altitude de cerca de 500 km e a uma distância de 220 km entre si. Eles farão medidas contínuas e muito precisas das variações de distância entre si e elaborarão mapas mensais das mudanças do campo gravitacional da Terra, que são usadas para rastrear o movimento mensal de água líquida, gelo e terra firme.

O lançamento dos satélites gêmeos GRACE-FO está planejado para a primavera de 2018 no hemisfério norte, em uma missão prevista para durar pelo menos cinco anos.

Um sistema de posicionamento global e um sistema de microondas para determinação de distância medem a distância entre os satélites com precisão de alguns micra, e um acelerômetro sensível determina os efeitos não gravitacionais como arrasto atmosférico e radiação solar. Os satélites GRACE-FO também apresentarão um elemento adicional: um novo instrumento mais preciso a laser para a medição da distância entre os satélites, desenvolvido por uma joint-venture alemã/americana, que será testado para uso em futuras gerações de equipamentos de pesquisa gravitacional. Diariamente, cada um dos satélites também faz até 200 perfis de distribuição de temperatura e conteúdo de vapor de água na atmosfera e na ionosfera, para auxiliar na previsão do tempo.

Os satélites GRACE alemães/americanos, que estão no espaço desde 2002, são os únicos satélites capazes de monitorar o transporte de massa no sistema terrestre. Isso inclui mudanças na distribuição continental de água, derretimento de massas de gelo polar ou de grandes geleiras interiores, e redistribuições de massas depois de terremotos.

Os dados dos satélites GRACE são usados para detectar extrações de água subterrânea, monitorar secas e inundações, melhorar modelos hidrológicos e quantificar precisamente a contribuição das geleiras terrestres e do derretimento do gelo polar ao aumento do nível dos mares.

Os conjuntos de dados de longa duração são vitais para a obtenção de informações estatisticamente significativas a respeito de mudanças e variações climáticas. A missão GRACE-FO continuará o importante trabalho iniciado pelos GRACE e coletará variáveis climáticas essenciais.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 22 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

fama Televisão Há 23 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

mundo Catástrofe Há 23 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia

fama Óbito Há 18 Horas

Detalhes sobre o funeral de Liam Payne são divulgados

fama Mortes Há 21 Horas

Todos os famosos que morreram em 2024 e alguns você nem lembrava

justica Desvio Há 23 Horas

Funcionário de empresa confessa desvio de R$ 500 mil para apostar no Jogo do Tigrinho

mundo Uganda Há 18 Horas

Raio cai em igreja e mata 14 pessoas durante culto em Uganda

fama Maternidade Há 23 Horas

Nasce primeiro filho de atriz Margot Robbie, diz revista

fama Cantora Há 20 Horas

Rihanna diz que torcia pela seleção brasileira e era fã de Ronaldinho Gaúcho

mundo Estados Unidos Há 23 Horas

Trump sinaliza apoio à ideia de tirar flúor da água, se eleito presidente dos EUA