Mais da metade da população brasileira se autodeclara preta e parda

Desde 2003, o Dia da Consciência Negra no País lembra a história de Zumbi e o combate ao racismo

© Reuters

Brasil consciência negra 20/11/17 POR Notícias Ao Minuto

Em 20 de novembro de 1695, morria Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da resistência negra à escravidão durante o período colonial. Desde 2003, a data é celebrada como o Dia Nacional da Consciência Negra, para manter viva a história de Zumbi e da população negra brasileira e fortalecer o combate ao racismo.

PUB

Atualmente, mais da metade (54%) da população do Brasil se autodeclara como preta e parda, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entretanto, o preconceito ainda é uma realidade no País.

+ Dia da Consciência Negra é celebrado em 1.045 cidades

“Hoje, principalmente, é um dia de nós realmente contarmos a história do negro no Brasil. Temos vários líderes negros e negras que realmente se sacrificaram para que nós pudéssemos discutir essas questões ligadas à importância da luta contra o racismo”, afirmou o secretário Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Juvenal Araújo, no programa Por Dentro do Governo. “O dia 20 é para isso: para mostrarmos a necessidade de enfrentar o racismo através de políticas públicas, ações governamentais e também da sociedade civil”, completou.

Serra da Barriga

Em 11 de novembro, a região da Serra da Barriga (AL), que abrigava o Quilombo dos Palmares, recebeu o título de Patrimônio Cultural do Mercosul. Dessa forma, o Brasil se compromete com a preservação e a promoção do local. Segundo a Fundação Palmares, são planejadas melhorias junto à Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e à Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, para incrementar o turismo na região.

“Queremos capacitar guias para contar essa história tão rica e promover atividades constantes que atraiam visitantes a este lugar. Pretendemos transformar a Serra da Barriga em um dos pontos turísticos mais visitados do Brasil”, garantiu o presidente da Fundação Cultural Palmares, Erivaldo Oliveira.

Atualmente, mais de 2,9 mil quilombos são certificados pela Fundação Cultural Palmares, vinculada ao Ministério da Cultura. Os territórios quilombolas não podem ser desmembrados nem vendidos, para serem preservados. Com informações do Portal Brasil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Cazaquistão Há 6 Horas

Avião com 72 pessoas a bordo cai no Cazaquistão; há sobreviventes

fama Escândalo Há 23 Horas

Espero que a acusação possa ajudar outras vítimas de retaliação, diz Blake Lively

esporte Futebol Há 23 Horas

Libertadores 2025 confirma todos os times e potes após definição na Colômbia

fama Festas Há 6 Horas

Cachorro de Anitta some na noite de Natal: 'ainda vai me matar do coração'

fama Música Há 7 Horas

Hit natalino de Mariah Carey entra na 17ª semana em primeiro na Billboard

brasil Tragédia Há 22 Horas

Queda de ponte: 76 toneladas de ácido sulfúrico caíram no Rio Tocantins, diz ANA

fama Lgtbq+ Há 22 Horas

Desafiaram as Regras: Famosos LGBTQ+ que se assumiram com coragem

esporte Prisão Há 7 Horas

Por que Robinho não teve direito à 'saidinha' e vai passar Natal preso

fama Natal Há 20 Horas

Veja as receitas que os famosos preparam no Natal

politica STF Há 6 Horas

Moraes diz que Daniel Silveira mentiu ao usar hospital como álibi e mantém prisão