Itália quer produzir energia inspirada em processos das estrelas

Com a chegada do primeiro dos 18 ímãs supercondutores destinados ao reator, será possível reproduzir energia imitando os processos que ocorrem no "coração" das estrelas

© Pixabay

Tech Fusão nuclear 21/11/17 POR ANSA

O governo da Itália enviou nesta segunda-feira (20) seu primeiro ímã supercondutor para o International Thermonuclear Experimental Reactor (ITER), reator experimental criado por meio de uma ampla colaboração internacional para demonstrar a viabilidade tecnológica e científica da fusão nuclear. Com a chegada do primeiro dos 18 ímãs supercondutores destinados ao reator, será possível reproduzir energia imitando os processos que ocorrem no "coração" das estrelas.

PUB

O experimento é realizado por meio de uma colaboração entre a Enea, a F4E (Fusion for Energy) e a Agência da União Europeia, que gerencia a contribuição Europeia para o ITER definindo estratégias e colaborando com a indústria. Até o momento, apenas a empresa ASG Superconductors na cidade de La Spezia, noroeste da Itália, havia conseguido construir o primeiro equipamento magnético.

+ Avião supersônico que cruzará o Atlântico em 3h será testado em 2018

O ímã tem fabricação italiana e é o mais sofisticado do mundo, medindo 14 metros de altura e nove de largura. Com 300 toneladas, a peça possui o mesmo peso de um Boeing 747 e o formato de uma letra D gigante. O ITER contará com mais 17 equipamentos magnéticos semelhantes, sendo que outros oito serão produzidos em La Spezia - os nove restantes serão fabricados no Japão.

Ontem (20), por volta das 10 horas locais, o imã atingiu 200 toneladas, mais do que um Boeing 787. Ele foi carregado em um caminhão robótico. Já às 16h locais, as portas do veículo se abriram. O momento simbólico marcou o início da jornada. A bordo do caminhão robótico, a bobina gigantesca começou a sua viagem. A expectativa é que a rota seja completada em quase 12 horas. A primeira etapa é chegar até as instalações da empresa italiana Simic, em Porto Marghera, onde o ímã supercondutor será colocado em uma estrutura de contenção de aço fabricada no Japão.   

Depois disso, a carga atingirá o peso de 320 toneladas e seguirá para Marselha, onde realizará sua última viagem até o reator do ITER, localizado no centro de pesquisas de Cadarache, em Saint-Paul-lès-Durance, no sul da França

A fusão nuclear é considerada uma espécie de "Santo Graal" da energia limpa e imita o processo que acontece no coração das estrelas, onde átomos de hidrogênio se comprimem e produzem hélio, gerando imensas quantidades de energia. O projeto ITER nasceu em 1985, por iniciativa dos Estados Unidos e da União Soviética, e mais tarde recebeu a adesão da União Europeia e de países como Índia, China, Japão e Coreia do Sul, totalizando 3,5 mil pesquisadores. Estima-se que a construção do reator custará cerca de US$ 14 bilhões. Com informações da ANSA.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Beto Barbosa Há 1 Hora

Beto Barbosa é criticado por ter se casado com adolescente de 15 anos

fama Redes Sociais Há 16 mins

Jojo Todynho vira garota-propaganda da Havan, que ironiza 'cancelamento'

fama TV Há 21 Horas

Elizabeth Savala faz 70 anos e negocia volta à TV

fama INFLUENCIADOR-DIGITAL Há 20 Horas

Virgínia, Felipe Neto e outros influenciadores deixaram de pagar R$ 30 mi em tributos com o Perse

fama CARIÚCHA-CANTORA Há 21 Horas

Cariúcha não apresenta 'Fofocalizando', e programa revela cirurgia plástica

esporte FUTEBOL-NEYMAR Há 20 Horas

'Nunca estivemos tão livres para decidir', diz pai sobre futuro de Neymar

fama Jay Leno Há 21 Horas

Jay Leno visto em Los Angeles com o rosto magoado e o pulso fraturado

brasil ANTÁRTIDA-AMBIENTE Há 1 Hora

Começa expedição que busca completar a maior circum-navegação na Antártida

politica BOLSONARO-JUSTIÇA Há 22 mins

Bolsonaro terá benefício em prescrição de crimes ao fazer 70 anos em 2025

fama MARIA-FLOR Há 15 Horas

Todo mundo diz que tenho cara de boazinha, mas sou brava, diz Maria Flor