Lula tenta demover coordenador do MTST de candidatura

Guilherme Boulos não descartou a possibilidade de se candidatar, alegando, porém, que a antecipação do debate prejudicaria a esquerda

© Ricardo Stuckert/ Instituto Lula

Política boulos 25/11/17 POR Folhapress

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tentou demover Guilherme Boulos, coordenador do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), de eventual pré-disposição de concorrer à Presidência em 2018. Em reunião, na terça (21), a convite do ex-presidente, Boulos disse que não há decisão nesse sentido.

PUB

Mas não descartou a possibilidade de se candidatar, alegando, porém, que a antecipação do debate prejudicaria a esquerda. Segundo petistas, o ex-presidente saiu da conversa certo de que Boulos pretende concorrer, ainda que seja contra o próprio Lula.

+ Votar Previdência perto do Natal é presente à oposição, avalia base

A aliados, Lula disse ter detectado uma mudança no tom de Boulos, que, até então, repetia que não o enfrentaria nas urnas. Hoje sem filiação, Boulos foi convidado a ingressar no PSOL.

Em uma tentativa sutil de dissuadi-lo, Lula argumentou que sua filiação poderia comprometer seu futuro político e o caráter apartidário do MTST, além de debilitar a consolidação do "Vamos", movimento inspirado no Podemos espanhol que tem Bolous entre seus idealizadores.

Diante de dirigentes do MTST e do Instituto Lula, o petista argumentou que, sem vinculação partidária, o movimento se tonifica.

Procurado pela Folha, Boulos evitou dar detalhes da reunião, mas acabou por reproduzir os argumentos expressos a Lula. "Tenho conversado com dirigentes do PSOL. Não acho que o melhor para a esquerda seja antecipar o debate de 2018", disse.

Boulos afirmou também que agora "o foco do movimento está na mobilização e resistência", tanto na luta por moradia como contra "ataques do governo a direitos, especialmente a retomada da reforma da Previdência".

O coordenador do MTST deixou claro que defende, por princípio, a candidatura Lula, sem que seja um endosso ao programa petista.

"Tenho grande respeito ao presidente Lula e defendo o direito de ele se candidatar. Não é questão de concordar com o programa que ele defende. Mas é uma questão democrática", ressaltou.

O MTST é atualmente um alicerce de lutas protagonizadas por Lula, tendo levado milhares de militantes às ruas contra o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e contra a condenação do ex-presidente. Boulos tem, no entanto, evitado qualquer associação direta com o PT.

Ele não participou, por exemplo, de qualquer atividade das caravanas lideradas por Lula no Nordeste e em Minas Gerais, por considerá-las eleitoreiras. Mas tem viajado pelo país, ao lado de dirigentes do PSOL, para a criação do Vamos. Neste sábado, ele estará no Recife.

Ressabiados, petistas desconfiam até da data das atividades organizadas pelo MTST, já que o movimento programou dois shows coincidentes com o encerramento das caravanas de Lula.

No domingo, 10, Caetano Veloso e convidados farão em São Paulo um show em comemoração aos 20 anos do MTST, com a presença de Maria Gadu, Criolo e Péricles. A caravana de Lula pelo Espírito Santo e Rio deverá ser marcada, na véspera, por uma visita à favela da Rocinha.

A candidatura de Boulos representaria novo baque para o PT, após a decisão do PC do B de lançar a ex-deputada Manuela D'Ávila à Presidência. Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Tragédia Há 21 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

fama Realeza britânica Há 3 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Hollywood Há 23 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

mundo Estados Unidos Há 23 Horas

Policial multa sem-abrigo que estava em trabalho de parto na rua nos EUA

esporte Futebol Há 23 Horas

Ex-companheiros ajudam filho de Robinho, que começa a brilhar no Santos

fama Televisão agora mesmo

Fernanda Lima diz que Globo acabou com Amor e Sexo por ser progressista

brasil Tragédia Há 22 Horas

Duas mulheres seguem em estado grave após explosão de avião que caiu em Gramado

fama Família Há 22 Horas

Está 24 horas presente, diz Iza sobre Yuri Lima, pai de Nala

fama Confusões Há 21 Horas

Famosos Problemáticos: O que os vizinhos têm a dizer

mundo Estados Unidos Há 5 Horas

Mangione se declara inocente das acusações de homicídio e terrorismo