Muçulmanos não são 'completamente humanos', diz político sueco

Dirigindo-se à uma multidão, Martin Strid disse que há uma escala de humanidade de 1 a 100, que os muçulmanos podem ser classificados e que nem todos eles são 100% humanos

© DR

Mundo intolerância 27/11/17 POR Notícias Ao Minuto

O político Martin Strid, dos Democratas Suecos anti-imigração (SD), fez comentários ofensivos contra a comunidade islâmica em uma conferência nacional do partido. E tal declaração foi tão ofensiva que até mesmo os próprios membros da legenda cogitam a sua expulsão.

PUB

Dirigindo-se à uma multidão de militantes, Strid disse, de acordo com várias fontes locais, que há uma escala de humanidade de 1 a 100, que os muçulmanos podem ser classificados e que nem todos eles são 100% humanos.

"Em uma ponta da escala você é 100% humano, uma pessoa, tudo que faz parte desse conceito. Por outro lado, você é 100% muçulmano", disse ele. Ele continuou dizendo que "todos os muçulmanos estão em algum lugar dessa escala", com militantes do Daesh "perto de ser 100% muçulmano".

+ Ivanka Trump e o marido estão sendo afastados da equipe presidencial

E ele não havia terminado.

"Se você é ex-muçulmano, você veio muito longe para ser totalmente humano", ao mesmo tempo em que afirmou que queria "libertar os muçulmanos do Islã", o objetivo é que eles se juntem à SD em vez disso.

O discurso inflamado de Strid foi registrado pela emissora sueca SVT e foi compartilhado online, em uma instância pelo grupo Inte rasist, men (Não racista, mas) cuja missão é "mostrar a fonte inesgotável de humor e horror que os Democratas da Suécia defendem".

Os membros do SD distanciaram-se dos comentários de Strid, com o secretário do partido Richard Jomshof definindo-os como "racistas" e esperando que Strid fosse expulso do SD. O líder do partido, Jimmie Åkesson, ecoou esses sentimentos, dizendo em entrevista à SVT que os comentários de Strid "podem ser os piores que já ouvi em um contexto desse tipo" e que é "muito próximo do racismo".

Por sua parte, Strid pediu desculpas por suas observações.

"Foi muito lamentável e eu me expressei muito desajeitadamente", informou a mídia local, citando uma entrevista dele para a agência de notícias TT. Strid disse ainda que ele estava ciente de que seu discurso poderia ser interpretado como dizendo que os muçulmanos não são 100% humanos.

"Eu percebi [isso] e é muito lamentável. Conheço muitos muçulmanos e sou um bom amigo. As pessoas são pessoas, é claro", disse ele. Com informações do Sputnik News. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 9 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

mundo Estados Unidos Há 10 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Patrick Swayze Há 23 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

brasil Tragédia Há 3 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

brasil Tragédia Há 10 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

tech Aplicativo Há 9 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

fama Emergência Médica Há 10 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

fama Condenados Há 18 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

brasil Tragédia Há 10 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

fama 80s Há 20 Horas

Os casais mais icônicos dos anos 1980