© Igor Souza / Divulgação
A 11ª edição do Festival Visões Periféricas recebeu, neste ano, 667 inscrições de filmes de todo o Brasil. O evento ocorrerá de 28 de novembro a 3 de dezembro de 2017 (terça a domingo), na Caixa Cultural Rio de Janeiro, com quatro mostras competitivas e uma informativa. Todos os filmes foram produzidos a partir de janeiro de 2016, sem restrição quanto a gêneros.
PUB
Em paralelo, nos dias 30 de novembro (quinta) e 1º de dezembro (sexta-feira), ocorrem o IV Encontro de Educadores Audiovisuais/ IV Deseducando o Olhar, na Escola de Cinema Darcy Ribeiro.
O conceito do Festival Visões Periféricas é incentivar projetos que promovam uma formação técnica e estética de indivíduos e coletivos nas periferias e ampliem o espectro de visões do público em geral sobre esses espaços a partir do olhar de quem vive o seu cotidiano. O projeto pioneiro e atualmente único no país possui um papel importante no cenário nacional e local para o desenvolvimento estético e profissional de novas gerações de produtores e exibidores de audiovisual, afirma Marcio Blanco, diretor da Imaginário Digital e idealizador do evento.
Ao longo de seus dez anos ininterruptos, o Festival estimulou o surgimento, crescimento e conexão de projetos de produção e difusão audiovisual, contando com a participação de todos os estados do País. Mais de 1000 filmes foram exibidos e um público de mais de 15 mil pessoas já passou pelo festival desde sua primeira edição, em 2007.
O evento é realizado anualmente pela Imaginário Digital, associação cultural certificada como OSCIP, que atua na área de Educação e Novas Mídias. A Imaginário Digital é impulsionada pelo Labora, laboratório de inovação social do Oi Futuro, e pelo Instituto Ekloos.
+ Em Recife, festival exibe mostra dedicada ao cartunista Angeli
Este ano, o Festival conta com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e da RioFilme, além do apoio da Caixa Cultural Rio de Janeiro, da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Escola de Cinema Darcy Ribeiro.
Mostras gratuitas
As exibições das mostras do Festival são gratuitas. Neste ano, o Visões Periféricas vai contar com as seguintes mostras competitivas: Visorama (filmes produzidos por alunos de oficinas, escolas livres e projetos de formação em audiovisual de todo o país); Fronteiras Imaginárias (filmes produzidos por realizadores independentes e coletivos de audiovisual de diferentes estados do Brasil); Cinema da Gema (panorama de filmes realizados por diretores cariocas e fluminenses); Tudojuntoemisturado (filmes de até 5 minutos exibidos e votados exclusivamente na internet). O festival também possui uma mostra informativa, a Panorâmica (filmes com duração de pelo menos 40 minutos).
Deseducando o olhar
Além das mostras de filmes, o festival também conta com uma programação voltada para a educação. Durante os dias do evento, ocorrerão, na Escola de Cinema Darcy Ribeiro, o IV Deseducando o Olhar e o IV Encontro de Educadores de audiovisual, compostos de debates e oficinas que contam com a participação de realizadores, educadores, acadêmicos e profissionais do estado do Rio de Janeiro e de outras localidades que trabalhem na interface do audiovisual, educação e tecnologias.
Os dois encontros são realizados em parceria entre a UFF e a Imaginário Digital, apresentando 32 trabalhos de diversos estados. A entrada é franca e a programação está disponível no site visoesperifericas.org.br. Com informações do site da Caixa Cultural.
Serviço
Festival Visões Periféricas, na Caixa Cultural Rio de Janeiro – Cinemas 1 e 2 (Av. Almirante Barroso, 25, Centro - Metrô e VLT: Estação Carioca)
Entrada franca
Telefone: (21) 3980-3815
Data: de 28 de novembro a 3 de dezembro de 2017 (terça a domingo)
Horários: Consultar programação
Lotação: Cinema 1 - 78 lugares (mais 3 para cadeirantes) / Cinema 2 - 80 lugares (mais dois para cadeirantes)
Classificação indicativa: Consultar Programação
Acesso para pessoas com deficiência