Derrubou o celular na água? Veja dicas para recuperar o aparelho

De colocar o smartphone no arroz, a secar ao sol ou usando um secador de cabelo, sugestões não faltam na internet; profissionais dizem o que funciona

© DR

Tech Quem nunca? 25/12/17 POR Notícias Ao Minuto

Quando um smartphone cai na água, ele pode ter os seus componentes internos oxidados, podendo até mesmo parar de funcionar. A peça que costuma apresentar mais defeitos em contato com a água é a placa interna e, em segundo lugar, o display do smartphone. Então, qual será a melhor forma de recuperar um celular que caiu na água? Especialistas dão dicas.

PUB

Profissionais consultados pelo site "TechTudo" são unânimes no que não fazer: tentar ligar o aparelho. O ideal, segundo eles, é desmontar o smartphone, retirando chips, cartão microSD e, principalmente, a bateria, se o aparelho permitir, e secar os componentes com um pano seco. Dar umas batidinhas para a água escorrer também ajuda.

Colocar o celular no arroz cru funciona? De acordo com os especialistas, a dica funciona. O arroz absorve a água e ajuda a remover a umidade. O ideal é pegar um pote cheio de arroz e deixar o telefone encoberto por completo por pelo menos um dia.

+ WhatsApp: agora é proibido criar grupos sem autorização de usuários

Posso secar com secador ou aspirador de pó? Essas ações são pouco recomendadas e exigem cuidado. Se o secador estiver muito quente, pode acabar descolando componentes internos do celular. Já o aspirador de pó pode acabar sugando botões e conectores.

Posso colocar para secar no sol? O procedimento não é recomendado. O calor do sol pode não secar o equipamento completamente e ainda acabar danificando algumas partes.

A retirada da oxidação também pode ser feita de forma simples por alguma assistência técnica. O serviço custa entre R$ 150 e R$ 250. Entretanto, a troca de uma placa principal, por exemplo, é mais cara e, nesse caso, o conserto pode não valer a pena. Vale lembrar que quanto mais tempo o usuário demorar para levar o aparelho à assistência, menores são as possibilidades de conserto.

Os especialistas lembram que mesmo os smartphones à prova d'água estão sujeitos a problemas se forem submersos e que vapor d'água também pode oxidar o celular. Ou seja, levar o smartphone para o banheiro na hora do banho não é uma boa ideia.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Tragédia Há 21 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

fama Realeza britânica Há 3 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Hollywood Há 23 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

mundo Estados Unidos Há 23 Horas

Policial multa sem-abrigo que estava em trabalho de parto na rua nos EUA

esporte Futebol Há 23 Horas

Ex-companheiros ajudam filho de Robinho, que começa a brilhar no Santos

fama Televisão agora mesmo

Fernanda Lima diz que Globo acabou com Amor e Sexo por ser progressista

brasil Tragédia Há 22 Horas

Duas mulheres seguem em estado grave após explosão de avião que caiu em Gramado

fama Família Há 22 Horas

Está 24 horas presente, diz Iza sobre Yuri Lima, pai de Nala

fama Confusões Há 21 Horas

Famosos Problemáticos: O que os vizinhos têm a dizer

mundo Estados Unidos Há 4 Horas

Mangione se declara inocente das acusações de homicídio e terrorismo