Itália faz apelo a jovens africanos para conter migração

Primeiro-ministro Paolo Gentiloni está em visita ao continente

© Reuters

Mundo Cooperação 29/11/17 POR ANSA

O primeiro-ministro da Itália, Paolo Gentiloni, esteve nesta terça-feira (28) em Gana e afirmou que o investimento nos jovens é "um dos modos para gerir os grandes fluxos migratórios" entre África e Europa.

PUB

Depois de passar por Tunísia e Angola, o premier desembarcou em Acra, onde se reuniu com o presidente ganense, Nana Addo Dankwa Akufo-Addo, e visitou o centro de treinamento para operações de paz criado pelo ex-secretário das Nações Unidas (ONU) Kofi Annan.

+ Corrupto confesso, príncipe saudita paga US$ 1 bilhão e deixa prisão

"Estamos na véspera da cúpula entre União Europeia e União Africana, que terá como foco o futuro dos jovens. O desenvolvimento e a educação dos jovens fazem parte do futuro e são um dos modos para gerir os grandes fenômenos migratórios que dizem respeito à África e à Europa", afirmou Gentiloni, após sua reunião com Akufo-Addo.

O primeiro-ministro participará, nesta quarta-feira (29), em Abidjan, na Costa do Marfim, da 5ª Cúpula UE-África, que deve discutir, entre outras coisas, a crise migratória no Mediterrâneo.

"Conversamos sobre a reunião de amanhã em Abidjan, durante a qual tentaremos reforçar as relações entre União Europeia e União Africana em temas como desenvolvimento econômico, imigração e luta contra o terrorismo", afirmou o presidente ganense.

Desde a chegada de Matteo Renzi ao poder, em 2014, o governo italiano vem tentando intensificar seus laços com o continente africano, estratégia mantida por Gentiloni. Roma também tem patrocinado acordos de cooperação entre a UE e países da África, com o objetivo de conter os fluxos migratórios que nascem nas nações subsaarianas, passam pela Líbia, cruzam o Mediterrâneo e chegam à Itália.

Entre 1º de janeiro e 28 de novembro de 2017, 117.056 pessoas realizaram a travessia, número 31,84% menor que o registrado no mesmo período do ano passado, segundo o Ministério do Interior italiano, muito em função de um acordo para o país europeu treinar e equipar a Guarda Costeira líbia. Com informações da ANSA.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul 22/12/24

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

economia Dinheiro Há 5 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

brasil ACIDENTE-MG 22/12/24

Sobe para 41 o número de mortos em acidente entre ônibus e carreta em MG

fama CHRIS-BROWN 22/12/24

Chris Brown transforma o Allianz em balada pop R&B

fama Kate Middleton Há 23 Horas

Kate Middleton grava mensagem especial de Natal

fama Patrick Swayze Há 18 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

fama Tragédias Há 22 Horas

Modelos que morreram em circunstâncias trágicas: Um caso recente

mundo Estados Unidos Há 5 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Mal de parkinson Há 20 Horas

Famosos que sofrem da doença de Parkinson

mundo Guerra na Ucrânia Há 23 Horas

"Vão lamentar". Putin promete mais destruição na Ucrânia