Malala ganha obra de Paulo Freire de estudante brasileira

Quem entregou o presente em mãos à defensora dos direitos humanos das mulheres e do acesso à educação foi a brasileira Luiza Moura, de 15 anos

© Reuters

Cultura Encontro 29/11/17 POR Notícias Ao Minuto

A ativista paquistanesa Malala Yousafzai, que em 2015 se tornou a pessoa mais jovem a receber um prêmio Nobel da Paz, acaba de ser presentéada com um exemplar da obra do filósofo e educador brasileiro Paulo Freire, “Pedagogia da Esperança” (1992). Quem entregou o presente em mãos à defensora dos direitos humanos das mulheres e do acesso à educação em uma região dominada pelos talibãs foi a brasileira Luiza Moura, de 15 anos, selecionada pela ONG de Malala para conhecer a paquistanesa em sua passagem pelo México.

PUB

A estudante teve contato com o trabalho de Malala cinco anos atrás. Segundo contou ao G1, ela estava em um almoço quando ouviu a história de uma menina do Paquistão que levou um tiro porque queria frequentar a escola. Anos depois, a brasileira e outras garotas, representantes da América Latina no Fundo Malala para o encontro, almoçaram no último mês de setembro com a ativista, que hoje é estudante universitária e foi ao México para dar uma palestra na Cidade do México.

+ Roger Waters acusado de 'anti-semitismo' por emissoras alemãs

Na bagagem até o país, além do livro de Paulo Freire, embrulhado para presente, estava a biografia da paquistanesa, "Eu sou Malala” (2013), em busca de um autógrafo da autora. A brasileira foi selecionada através da campanha “Postcards to Malala”, para a qual enviou um cartão-postal em abril.

"Por mais diferentes que fossem as realidades, as histórias que a gente contou tinham certa semelhança: muitas das meninas saíam da escola porque ficavam grávidas. A América do Sul é o único continente em que o número de grávidas adolescentes está aumentando, e não diminuindo", disse a paulistana ao G1.

Segundo a paulistana, a paquistanesa de 20 anos luta pelas mesmas coisas que ela: que as pessoas tenham um direito básico à educação. “Se ela, que ganhou o Nobel da Paz, luta pelas mesmas coisas que eu luto, eu tenho esperança de que as minhas lutas tenham algum sentido."

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Kids pretos Há 23 Horas

Bolsonaro tentou ser kid preto por 2 vezes: 'Fui deixado pra trás'

fama Liziane Gutierrez Há 10 Horas

Ex-Fazenda Liziane Gutierrez está presa no Marrocos há um mês

mundo Inglaterra Há 8 Horas

Mulher condenada por manter bebê em gaveta até os três anos na Inglaterra

fama Meghan Markle Há 10 Horas

Divórcio? Meghan Markle quebra o silêncio e surge sozinha em evento

politica Bolsonaro Há 8 Horas

PF: Bolsonaro 'planejou, atuou e teve o domínio de forma direta e efetiva'

esporte Brasileirão 26/11/24

CBF divulga duas últimas rodadas do Brasileirão com jogos dos líderes no mesmo horário

fama TONY-RAMOS Há 21 Horas

Tony Ramos faz balanço de 2024 e relembra cirurgias na cabeça

esporte Brasil Há 8 Horas

Abel é chamado de burro pela torcida do Palmeiras

tech Espaço Há 9 Horas

James Webb mostra detalhes inéditos da galáxia 'Sombrero'; veja as fotos

fama FERNANDA-TORRES Há 23 Horas

Fernanda Torres é destacada como 'ícone global' em matéria da Vanity Fair