© DR
São muitos os nutricionistas que aconselham tomar de chá ao longo do dia quando a meta é perder peso de forma gradual e saudável. Embora esta bebida não faça por si só milagres, a sua combinação numa dieta variada e equilibrada pode ser o segredo para o sucesso, pois alguns chás são mesmo detentores de propriedades que combatem a gordura acumulada e que são ainda capazes de reforçar o sistema imunitário.
PUB
O chá preto, por exemplo, tem componentes que permanecem nos intestinos "e que servem de combustível (ou probióticos) para as bactérias amigas" que lá habitam, começa por explicar à Women's Health Jennifer McDaniel, porta-voz da Academia de Nutrição e Diabetes dos Estados Unidos.
De acordo com os especialistas consultados pela publicação, entre os chás que mais favorecem a perda de peso - quando combinados, claro, com uma alimentação saudável e com a prática de exercício físico - estão o chá verde (conhecido pelo seu poder antioxidante e acelerador do metabolismo) e o chá branco (que é também antioxidante e eficaz no combate à gordura abdominal).
Uma vez que a perda de peso não depende apenas do que as pessoas comem, mas sim de todo um estilo de vida, há que incluir ainda o chá de camomila pelo seu poder relaxante e capaz de promover uma noite de sono descansada. Sim, a ciência já deu provas suficientes de que as pessoas que dormem pouco e mal tendem a ter mais peso.
Também os cuidados com a saúde digestiva são fundamentais para uma perda de peso eficaz e duradoura, por isso, o chá de hortelã-pimenta deve ser mais uma opção a ter em conta e muito graças à sua capacidade de reduzir o apetite, diz a publicação.
"Similar ao chá verde, estima-se que o chá oolong [tradicional na China] é capaz de reduzir a gordura corporal e o peso através do impulso que dá ao metabolismo", explica Stefanie Mendez, fundadora do serviço de fitness e nutrição Matriarch.
Por combater o inchaço, o chá de dente-de-Leão é uma outra aposta certeira, especialmente se estiver em causa uma pessoa que está em processo de transição alimentar, isto é, a passar de uma dieta rica em sal para uma dieta mais saudável. Já o chá de rooibos tem-se mostrado eficaz no controle dos níveis de açúcar no sangue, facilitando, ainda, a metabolização dos hidratos de carbono.