Petrobras revê política e reduz preço do diesel

Revisão foi anunciada nesta sexta (1º)

© Carlos Garcia Rawlins/Reuters

Economia COMBUSTÍVEIS 01/12/17 POR Folhapress

A Petrobras anunciou nesta sexta (1º) uma revisão no cálculo do preço do diesel, alegando que precisa recuperar mercado perdido para importadores privados no combustível. O novo cálculo vai provocar uma queda no preço do diesel no país. Já nesta sexta, a estatal anunciou corte de 5,7% e a expectativa é que novas reduções sejam feitas.

PUB

Em nota, a Petrobras afirmou que a revisão tem o objetivo de adequar o preço do combustível "às mudanças de fluxo logístico e entrada de produtos importados no país", mas que continuará operando com margem de lucro na venda do produto.

+ 'Vamos deixar 2017 no positivo', comemora Temer com crescimento do PIB

"A decisão mantém inalterada a política de preços em vigor, reafirmando o compromisso da companhia de operar sempre com margem positiva acima da paridade internacional", afirmou a companhia. Os preços dos combustíveis são calculados por fórmula que considera as cotações internacionais, a taxa de câmbio, o custo de importação e a margem de lucro da estatal.

A reportagem apurou que a direção da empresa avalia que pode reduzir a parcela do preço referente ao custo de importação, já que seus concorrentes têm ganhado maior competitividade neste segmento, com o uso do modal ferroviário, por exemplo.

O aumento das importações reduziu sua fatia no mercado de diesel de uma posição quase monopolista a 72% das vendas internas. A competição vem levando a companhia a operar suas refinarias com capacidade reduzida: ao fim do terceiro trimestre, estavam com 22% de ociosidade média.

"A expectativa é que a nova precificação do diesel não tenha impacto na receita da companhia em virtude da perspectiva de ganhos de mercado", afirmou a empresa. No mercado de gasolina, a estatal tem 88% das vendas. Nesta sexta, o preço do combustível foi reajustado em 1,9%.

Em julho, a Petrobras deu início a nova política de preços para os combustíveis, autorizando a área técnica a promover reajustes diários para conter as importações por terceiros. Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Liziane Gutierrez Há 11 Horas

Ex-Fazenda Liziane Gutierrez está presa no Marrocos há um mês

mundo Inglaterra Há 10 Horas

Mulher condenada por manter bebê em gaveta até os três anos na Inglaterra

fama Meghan Markle Há 11 Horas

Divórcio? Meghan Markle quebra o silêncio e surge sozinha em evento

politica Bolsonaro Há 9 Horas

PF: Bolsonaro 'planejou, atuou e teve o domínio de forma direta e efetiva'

fama Cristiano Ronaldo Há 5 Horas

Cristiano Ronaldo posa de sunga e detalhe chama atenção nas redes

tech Espaço Há 11 Horas

James Webb mostra detalhes inéditos da galáxia 'Sombrero'; veja as fotos

esporte Brasil Há 9 Horas

Abel é chamado de burro pela torcida do Palmeiras

mundo França Há 2 Horas

Deputados da França comparam carne do Brasil a lixo; assista

fama TONY-RAMOS Há 23 Horas

Tony Ramos faz balanço de 2024 e relembra cirurgias na cabeça

fama Ana Paula Minerato Há 11 Horas

Ana Paula Minerato se desculpa por falas racistas e culpa o ex-namorado